Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema VANT do tipo quadrotor para o monitoramento aéreo

Processo: 12/50106-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de maio de 2013 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Luiz Francisco Dias
Beneficiário:Luiz Francisco Dias
Empresa:RK Indústria e Comércio Ltda
Município: Mogi das Cruzes
Bolsa(s) vinculada(s):13/14728-6 - Sistema VANT do tipo QuadRotor para o monitoramento aéreo, BP.TT
13/05145-7 - Sistema VANT do tipo QuadRotor para o monitoramento aéreo, BP.PIPE
Assunto(s):Metodologia e técnicas de computação  Visão computacional  Veículos guiados remotamente 

Resumo

O desenvolvimento de uma Sistema VANT do tipo QuadRotor para o monitoramento Aéreo tem profundo interesse estratégico não somente para as Forças Armadas Brasileiras e Forças públicas, como também para a capacitação técnica da mão de obra nacional. Um sistema VANT é o resultado da integração de diversos componentes, como software de computador, computadores embarcados, dispositivos de missão, plataforma aérea, dentre outros. É proposto o desenvolvimento de sistemas computacionais (Hardware e Software) para apoiar as aplicações dos pré-protótipos mini-VANT, do tipo QuadRotor, determinadas por estudo mercadológico e em desenvolvimento pela BRVANT. O desenvolvimento engloba a customização de componentes eletrônicos embarcados na plataforma aérea caracterizada como mini-VANT do tipo QuadRotor (autonomia de até 1.5 km e peso inferior a 1 kg); o desenvolvimento de softwares para a estação de solo, como softwares e hardware específicos que permitam a aquisição dos dados de vôo; o controle e a navegação da aeronave; o planejamento de missão; e a total interação entre o operador e a aeronave. Uma vez desenvolvido, o sistema permitirá ao operador voar e controlar remotamente a aeronave através da estação de solo. O mini - VANT é do tipo QuadRotor, possui quatro motores e hélices dispostos simetricamente para o controle e movimentação da plataforma, é portátil e pode ser transportado dentro de uma mochila, é composto por um sistema de telemetria que transmite em tempo real as informações do vôo ao solo, e por sensores COTS (Commercial Off the Shelf), para determinar a localização e atitude da aeronave, como GPS, giroscópios e estabilizadores que trabalham em conjunto com servos-motores a fim de garantir a estabilização e controle da aeronave nas mais diversas condições atmosféricas. A estação de solo é composta por um computador do tipo tablet equipado com interfaces e softwares que possibilitam a aquisição e o monitoramento, em tempo real, de imagens e dados de telemetria provenientes da aeronave. O software da estação de solo faz comparações em tempo real entre a rota real da aeronave e a rota pré-definida da missão. Caso seja necessário, o software pode comandar correções na rota da aeronave. O trabalho, de caráter multidisciplinar, compreende a customização eletrônica dos pré-protótipos (QuadRotor), a montagem dos equipamentos embarcados (placas eletrônicas microcontroladas), dos componentes da estação de solo e a integração de seus subsistemas. Será possível o emprego de equipamentos COTS, de fácil aquisição e de baixo custo, para o desenvolvimento do sistema QuadRotor, onde o valor agregado será obtido através da integração de sistemas e do desenvolvimento de software, o que torna o resultado de P&D singular e competitivo. Algumas funcionalidades do Sistema QuadRotor são inovadoras (Estado da arte), como a determinação da atitude e estabilização da aeronave através de visão computacional, além de um sistema de pouso baseado em visão computacional e sonares. Desse modo, o uso de controladores clássicos como, PID e Filtro de Kalman. (AU)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
Programa PIPE-FAPESP anuncia 64 novos projetos selecionados