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Impacto da elevação da remuneração do professor de educação básica sobre a proficiência dos alunos: levantamento de dados e análise econométrica

Processo: 12/20237-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Cristine Campos de Xavier Pinto
Beneficiário:Cristine Campos de Xavier Pinto
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Geraldo Andrade da Silva Filho ; Marcel de Toledo Vieira
Assunto(s):Economia da educação  Salários  Professores  Qualidade da educação  Educação escolar básica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de impacto | piso salarial do professor | qualidade da educação | qualidade do professor | Economia da Educação

Resumo

A literatura aponta inúmeros fatores que explicam, em maior ou menor grau, os diferenciais de aprendizagem e proficiência entre alunos. De acordo com Rivkin et al (2005), a qualidade do professor gera impacto sobre o desempenho acadêmico dos alunos superior ao gerado por outros insumos utilizados na educação. Nos últimos anos, no Brasil, visando expandir e melhorar a qualidade da oferta da educação, tem havido diversas iniciativas no sentido de expandir os recursos destinados à educação e, em particular, os destinados à remuneração dos profissionais que atuam diretamente na rede pública de educação básica. A mais recente iniciativa foi a fixação de um piso salarial nacional para esses profissionais. Os objetivos deste projeto de pesquisa são: primeiro, obter informações sobre o cumprimento da lei e; segundo, avaliar o impacto da elevação salarial sobre a qualidade da educação medida pelo desempenho dos estudantes em testes de proficiência escolar. Para tanto, propõe-se a realização de pesquisa de campo com dirigentes municipais e estaduais de educação. De posse das informações obtidas na pesquisa de campo, utilizando base de dados do SAEB e Censo Escolar, estimar-se-á o impacto da elevação da remuneração do professor sobre a proficiência escolar, tirando proveito da instituição do piso nacional. (AU)

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