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Pesquisa aplicada para o desenvolvimento de metodologia de planejamento do atendimento da demanda por educação básica (educação infantil e ensino fundamental) em Campinas, pela secretaria [... ]

Processo: 03/06448-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Corinta Maria Grisolia Geraldi
Beneficiário:Corinta Maria Grisolia Geraldi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de Campinas
Assunto(s):Educação escolar básica  Educação infantil 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_74_75_76.pdf

Resumo

O crescimento das grandes cidades brasileiras desafia os governos municipais a atender a demanda da população por mais vagas no ensino fundamental e na educação infantil. Para fazê-lo, é imprescindível dispor-se de uma base de dados corretamente estruturada, repositório confiável de informações, refletindo a realidade local, para utilização segura como ferramenta de planejamento e de gestão educacional, segundo os objetivos estratégicos definidos pela política pedagógica e pelo planejamento educacional. A construção de uma base de dados informatizada e sua utilização através de aplicativos (softwares) compatíveis deve preceder um processo de planejamento, envolvendo o desenvolvimento de metodologia de avaliação e tratamento da informação e de um projeto de estruturação da base de dados. A escolha de aplicativos e de equipamentos depende das definições prévias do mesmo processo de planejamento. Este é o desafio da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), tendo em vista que Campinas está prestes a alcançar o contingente populacional de um milhão de habitantes. À IMA, empresa de tecnologia da informação da PMC, cabe a resposta tecnológica ao desafio. O projeto visa construir uma metodologia de planejamento e gestão do atendimento da demanda por educação básica em um município de grande porte, a partir da tecnologia de geoprocessamento, implicando a criação de condições favoráveis para a incorporação da filosofia, da cultura, dos conhecimentos, das tecnologias e das ferramentas de geoprocessamento, metodologia que poderá ser aplicada as demais áreas de atuação do governo, como cultura, assistência social, saúde, transporte, finanças, etc. A troca de experiências de implantação de geoprocessamento com outras instituições de governo ou organismos públicos, Embrapa, INPE, prefeituras municipais e secretárias estaduais, não só as experiências na área da educação serão de vital importância e a participação da UNICAMP, fundamental para dar sustentação científica e teórica ao projeto. (AU)

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