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Programa educativo para alunos de escolas do ensino fundamental sobre um vetor e sua relação com o patógeno, tendo dengue como modelo

Processo: 03/07160-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Newton Goulart Madeira
Beneficiário:Newton Goulart Madeira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de Lins
Assunto(s):Educação em saúde  Exposições educativas  Programa educativo  Ensino fundamental  Dengue 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_150_123_123.pdf

Resumo

No estado de São Paulo, existem 490 municípios infestados pelo Aedes aegypti, sendo que em 190 há a transmissão da doença. Até (maio de 2003), são 40.000 casos suspeitos para dengue clássica, 14 sem dengue hemorrágica e 1 óbito. Com este cenário, estamos sujeitos a enfrentarmos situações epidêmicas graves em muitas cidades. O controle e a prevenção têm que ser realizados impedindo a multiplicação do vetor, destruindo seus criadouros e combatendo o inseto adulto. Praticamente é impossível com apenas a atuação dos órgãos governamentais de saúde, dar combate ao vetor. A participação dos moradores é essencial no controle, pois os recipientes eliminados pelas equipes de controle são sistematicamente produzidos ou substituídos pela própria comunidade. A educação da população na prevenção e no controle do vetor é uma das medidas mais eficazes e que deve ser incentivada, ela tem validade por longo prazo e deve ser parte de uma estratégia que inclua a comunidade. A educação dos alunos na escola pode ser capaz de levar a mudança de hábitos e motivar a participação da comunidade. Hábitos de higiene, nutrição, cuidados para evitar e prevenir as mais diferentes infecções acompanham o individuo por toda sua existência. Nos EUA é calculado que a cada unidade monetária gasta em educação para a saúde são economizados 14 unidades gastos com fumo, álcool, uso de drogas, doenças sexuais, etc. A escola apresenta-se como um excelente local para o desenvolvimento do módulo educacional sobre dengue, principalmente devido à estratificação por idade e nível de conhecimento, permitindo dirigir o ensino em diferentes níveis de complexidade; para nós apenas a informação pontual não é suficiente para a mudança de comportamento. (AU)

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