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Os estilos cognitivos no ensino de contabilidade

Processo: 07/04301-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:José Dutra de Oliveira Neto
Beneficiário:José Dutra de Oliveira Neto
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Contabilidade  Cognição  Estudantes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino

Resumo

Reconhecer as individualidades de aprendizagem dos estudantes, identificar seus estilos cognitivos e avaliar quais as possibilidades de adequação das metodologias de ensino aos estilos dos alunos, pode melhorar a efetividade do ensino. Na perspectiva de ser mais uma contribuição para compreender a capacidade individualizada de aprendizagem dos estudantes no ensino contábil, este estudo optou por investigar os estilos cognitivos denominados de Dependência e Independência de Campo, proposto inicialmente por H. Witkin. E o objetivo básico será verificar se há influência do perfil acadêmico dos alunos em seus estilos cognitivos. Utilizou-se como campo de investigação a Faculdade UNIRG, localizada no Município de Gurupi, ao Sul do Estado do Tocantins, região que compõe a Amazônia legal oriental que tem obtido avaliações negativas do ENADE. Para identificar o estilo cognitivo dos estudantes será empregado GEFT (Group Embedded Figures Test), Teste de Figuras Ocultas em sua versão em português. E, para qualificar o perfil, será aplicado um questionário elaborado pelo pesquisador contendo questões sobre formação educacional, desempenho de atividades acadêmicas e perfil profissional. Outro indicador para determinar o perfil será o desempenho acadêmico. Esperamos com este trabalho subsidiar ações afirmativas para alunos, professores e instituições de ensino na melhoria contínua do ensino contábil no Brasil considerando a diferenças regionais. (AU)

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