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Estudo normativo do Rorschach com adolescentes não-pacientes da cidade de São Paulo: continuação da pesquisa

Processo: 12/20542-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Regina Sonia Gattas Fernandes Do Nascimento
Beneficiário:Regina Sonia Gattas Fernandes Do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teste de Rorschach  Adolescentes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Complexidade das Respostas | Estudo Normativo | Método de Rorschach | Sistema Compreensivo | Método de Rorschach

Resumo

Este estudo é uma continuação de uma pesquisa realizada com o objetivo de estabelecer normas para o Sistema Compreensivo do Rorschach para adolescentes. A amostra foi composta por 118 adolescentes da cidade de São Paulo, de ambos os sexos, com idade variando entre 13 e 17 anos, de escolas públicas e particulares e de diversos níveis socioeconômicos. O critério de inclusão era que fossem estudantes e os critérios de exclusão era que não houvessem repetido mais do que uma vez e que tivessem passado por atendimentos psicológicos ou psiquiátricos. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da PUC-SP. Foi realizado estudo de concordância de codificadores. O atual projeto consiste em uma reformulação de parte dos procedimentos estatísticos para o estudo da comparação entre os grupos desta mesma amostra, incluindo a variável complexidade, tal como sugerido por Gregory Meyer, em relação à comparação de 2 categorias de protocolos - mais e menos complexos. Esta variável está vinculada a muitos outros indicadores do Rorschach, tais como R, M, WSumC, F%, Lambda, ZF, DQ+ e outros. Quando as diferenças entre grupos desaparecem ao controlar a complexidade, significa que elas são fundamentalmente devidas aos efeitos da complexidade. Trata-se de importante variável para melhor conhecer as diferenças entre os grupos. Serão realizadas comparações dos grupos: (a) 13-14 anos vs. 15-17 anos; (b) estudantes de escolas públicas, com estudantes das escolas particulares; (c) amostra de adolescentes com amostra de adultos (de pesquisa anterior, Nascimento, 2010); (d) adolescentes mais jovens (13-14 anos), com os adultos mais velhos (>40 anos). O procedimento estatístico será MANOVA, com a sintaxe estatística fornecida por Gregory Meyer.Como um estudo complementar será realizada uma comparação com os dados de estudo normativo de Ana Cristina Rezende, referente às idades de 13 e 14 anos, conduzido na cidade de Goiânia. Se possível, os dados serão agrupados para aumento da amostra para os resultados finais da tabela normativa. (AU)

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