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A produção brasileira em aprendizagem nas organizações: uma metatriangulação

Processo: 05/03981-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Claudia Simone Antonello
Beneficiário:Claudia Simone Antonello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem organizacional  Conhecimento  Comportamento organizacional  Metodologia da pesquisa  Metatriangulação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Nas Organizacoes | Comportamento Organizacional | Metatriangulacao | Metodologia De Pesquisa | Comportamento Organizacional

Resumo

O principal objetivo deste projeto é explorar o campo de conhecimento em aprendizagem nas organizações no Brasil, empregando a metodologia denominada metatriangulação que ainda não foi utilizada em nosso país. A metatriangulação auxilia pesquisadores no processo de elaboração de teoria por meio da utilização de insights decorrentes de múltiplos paradigmas, explorando visões teóricas e perspectivas epistemológicas divergentes, desafiando pressupostos já estabelecidos e retratando as questões organizacionais sob novas luzes. Espera-se, ao utilizar este método, que o resultado obtido traga uma compreensão mais ampla e mais clara do fenômeno investigado, assim como dos paradigmas empregados para a compreensão do mesmo. Este método é particularmente apropriado para investigar amplos domínios no campo dos estudos organizacionais, especialmente aqueles marcados por contínuos debates e resultados contraditórios. O uso desta metodologia é aconselhado quando se tem por objetivo articular os paradigmas subjacentes a um determinado conjunto teórico e derivar daí uma compreensão mais rica do fenômeno que está sendo estudado. Além disso, o estudo deverá identificar as trajetórias e analisar a construção conceitual no campo da aprendizagem nas organizações; analisar os diferentes paradigmas - declarados e não declarados - que dão sustentação às pesquisas; descrever os padrões e as visões divergentes, contrastes e conexões desenvolvendo metaconjecturas e sugerindo temas, tópicos e questões para estudos posteriores e; identificar e discutir como se está trabalhando e empregando as metodologias para pesquisar aprendizagem nas organizações. A seleção das fontes de pesquisa procurará assegurar a cobertura dos periódicos e anis de congressos nacionais mais expressivos e consolidados na área de conhecimento de administração que abordem o tema aprendizagem nas organizações nos últimos seis anos (2000-2005), sejam eles: Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista Organizações e Sociedade (O&S), Revista de Administração (RAUSP), ENEO e ENANPAD. (AU)

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