Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa da gestão de marcas próprias ao longo de diferentes canais de distribuição: um estudo multicaso na indústria, no atacado e no varejo

Processo: 05/54725-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Andrea Lago da Silva
Beneficiário:Andrea Lago da Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Marcas  Marcas de fábrica  Vantagem competitiva  Canais de distribuição  Tomada de decisão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atacado | Canais De Distribuicao | Estrategia | Industria Atacado | Marcas Proprias | Varejo

Resumo

Seguindo tendência mundial, as empresas brasileiras vem buscando alternativas para alcançar vantagens competitivas sustentáveis que possibilitem sua sobrevivência em mercados globalizados e competitivos, atendendo consumidores cada vez mais informados e exigentes. A estratégia de marcas próprias vem se destacando como uma alternativa que apresenta vantagens tanto para fabricantes quanto para atacadistas e varejistas. Contudo, essa estratégia também apresenta desvantagens para os elos do canal de distribuição, pois afeta diretamente o relacionamento entre os membros do canal e pode gerar competição entre eles. O objetivo deste trabalho é elaborar diretrizes que possam nortear a análise e tomada de decisão pela adoção ou não de marcas próprias por fabricantes, atacadistas e varejistas, considerando as peculiaridades de cada um. A parte empírica do trabalho prevê análise de casos brasileiros e também na Inglaterra, país pioneiro na utilização de marcas próprias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)