Busca avançada
Ano de início
Entree

Combinações de enxofre e cádmio e os parâmetros morfogênicos, metabólicos e produtivos do capim-tanzânia

Processo: 12/11859-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Monteiro
Beneficiário:Francisco Antonio Monteiro
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Ricardo Antunes de Azevedo
Assunto(s):Nutrição vegetal  Forragicultura  Panicum maximum  Capim-tanzânia  Enxofre  Cádmio 

Resumo

Extensas áreas ocupadas por pastagens no Brasil encontram-se degradadas pelo manejo inadequado e falta de reposição de nutrientes, e entre eles, o enxofre. Contudo, a reposição de nutrientes por meio de fertilizantes fosfatados e produtos alternativos no suprimento de nutrientes, muitas vezes aplicados ilegalmente, como o lodo de esgoto, tem contribuído para a inserção de metais pesados nessas áreas, em particular o cádmio, que pode alterar o crescimento das plantas. Objetiva-se com essa proposta avaliar as modificações morfogênicas, produtivas, metabólicas e a concentração de elementos químicos do capim-tanzânia, em função da combinação de doses de enxofre e cádmio em solução nutritiva. A hipótese a ser testada é que o suprimento de enxofre para plantas expostas ao cádmio ocasiona alterações no desenvolvimento e composição química do capim-tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia) que resultam em maior tolerância ao estresse de cádmio. O experimento será conduzido em casa de vegetação com o capim-tanzânia cultivado em vasos com sílica recebendo combinações de doses de enxofre e de cádmio em solução nutritiva. Serão estudadas cinco doses de enxofre (0,1; 1,0; 1,9; 2,8 e 3,7 mmol L-1) e cinco de cádmio (0,0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 mmol L-1), em esquema fatorial 5² fracionado, perfazendo 13 combinações. Será utilizado o delineamento de blocos ao acaso, com seis repetições. As plantas terão dois períodos de crescimento, nos quais serão avaliados: emissão de folhas e perfilhos, taxa de aparecimento de folhas, filocrono, área foliar, produção de massa seca da parte aérea e de raízes, superfície e comprimento radicular, composição mineral, cisteína e metionina, glutationa reduzida, fitoquelatina e superóxido dismutase. Na ocasião de cada corte as partes coletadas das plantas serão secas, moídas e levadas ao laboratório. Os resultados serão submetidos à análise de variância, seguida da análise de regressão (polinomial ou de primeiro e/ou segundo grau), com o uso dos procedimentos do SAS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA RABELO, FLAVIO HENRIQUE; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES; MONTEIRO, FRANCISCO ANTONIO. The Proper Supply of S Increases Amino Acid Synthesis and Antioxidant Enzyme Activity in Tanzania Guinea Grass Used for Cd Phytoextraction. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 228, n. 10 OCT 2017. Citações Web of Science: 6.
SILVEIRA RABELO, FLAVIO HENRIQUE; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES; MONTEIRO, FRANCISCO ANTONIO. Proper supply of S increases GSH synthesis in the establishment and reduces tiller mortality during the regrowth of Tanzania guinea grass used for Cd phytoextraction. Journal of Soils and Sediments, v. 17, n. 5, p. 1427-1436, MAY 2017. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.