Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação do modelo hipercubo no SAMU-Bauru/SP

Processo: 13/02310-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Regiane Máximo de Souza
Beneficiário:Regiane Máximo de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema médico de emergência  Serviços de atendimento  Teoria das filas  Hipercubo  Ambulâncias 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atendimento Móvel de Urgência | Modelo hipercubo | teoria das filas | Teoria das Filas

Resumo

Atualmente o SAMU está em processo de regionalização, com o objetivo de prestar de socorro de forma regionalizada para que nenhum município fique sem assistência imediata a casos de emergência. Em alguns Sistemas de Atendimento Emergenciais (como os SAMU´s) a demanda pelo serviço é alta devido ao atendimento a pacientes em estado grave a leve, fazendo aumentar o nível de utilização dos servidores. Nesses sistemas, pode haver formação de filas de espera e a necessidade de considerar explicitamente políticas de prioridade no atendimento é extremamente importante e requer extensões no modelo hipercubo que nunca foram exploradas na literatura. Além disso, o número de servidores que atendem a chamados de emergência pode ser grande. Os objetivos do presente projeto são: (a) Descrever os chamados e os atendimentos do SAMU-Bauru/SP; (b) Analisar o desempenho do SAMU-Bauru/SP; (c) Estender o modelo hipercubo com prioridade na fila para SAE´s com mais de um servidor VSA e backup parcial. Para verificar a viabilidade e a aplicabilidade desta abordagem, é importante ser realizado um estudo de caso em um SAE que, além da configuração original do SAE é possível analisar cenários alternativos, inclusive alternativas para a regionalização do SAMU. O desempenho será avaliado em termos de importantes medidas de desempenho, tais como workloads das ambulâncias, tempos de viagem das ambulâncias, tempos de resposta aos usuários, entre outros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)