Busca avançada
Ano de início
Entree

Trajetórias escolares de alunos com deficiência

Processo: 13/00292-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Katia Regina Moreno Caiado
Beneficiário:Katia Regina Moreno Caiado
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Direito à educação  Educação especial  Pessoas com deficiência  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alunos com deficiência | Direito à Educação | Educação Especial | Educação Especial

Resumo

Os textos reunidos nesta coletânea são resultados da pesquisa intitulada Educação e deficiência na voz de quem viveu essa trama: Trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior, financiada pelo CNPq, realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação-Educação Especial, da UFSCar. Os objetivos da pesquisa eram: 1. conhecer trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; 2. estudar as disposições que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência - da educação básica à educação superior; 3. analisar a trama social, a tessitura cotidiana, que possibilitou a superação da deficiência enquanto fator de incapacidade e fracasso escolar. Como procedimento metodológico trabalhou-se com fontes orais. Os relatos ou depoimentos foram estimulados, a partir de um roteiro anteriormente organizado e baseado nos objetivos da pesquisa, focando três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. Vinte pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior aceitaram participar da pesquisa e gravar suas lembranças. As transcrições foram lidas, relidas e debatidas até que emergiram as temáticas de análise que respondiam a uma das preocupações centrais do estudo. Elegidas as temáticas, duplas de integrantes do grupo de pesquisa assumiram a produção textual que compõe este livro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)