Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos métodos de imunohistoquímica e reação em cadeia pela polimerase (PCR) para o diagnóstico da Leishmaniose visceral em cães

Resumo

A leishmaniose visceral é um problema grave de saúde pública no Brasil, havendo referências de que mais de 90 por cento dos casos de leishmaniose visceral americana, descritos no Novo Mundo, ocorreram em nosso país. Recentemente essa antropozoonose foi diagnosticada no Estado de São Paulo, especificamente na região Noroeste. No Brasil, ela é causada pelo protozoário Leishmania (Leishmania) chagasi e transmitida pelo flebotomídeo Lutzomyia longipalpis. Os canídeos silvestres e os cães domésticos são considerados os maiores reservatórios da doença, pois vários animais são portadores assintomáticos. Diversos são os métodos para diagnosticar essa doença, sendo descritos os exames de identificação direta do parasita, sorológicos (ELISA, IFI e fixação de complemento) e de análise do DNA pela reação em cadeia da polimerase (PCR). Pretende-se avaliar diferentes métodos diagnósticos para essa doença, buscando a facilidade de coleta de material, rapidez e precisão na análise (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA‚ MAB; LUVIZOTTO‚ MCR; GARCIA‚ JF; CORBETT‚ CEP; LAURENTI‚ MD. Comparison of parasitological‚ immunological and molecular methods for the diagnosis of leishmaniasis in dogs with different clinical signs. Veterinary Parasitology, v. 145, n. 3, p. 245-252, . (00/02768-3, 00/10430-2)