Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de avaliação de riscos geológico-geotécnicos e ambientais em SIG: aplicação no oleoduto São Paulo-Brasília (OSBRA) entre São Simão e Ribeirão Preto (SP)

Processo: 05/00044-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2006 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil
Pesquisador responsável:Oswaldo Augusto Filho
Beneficiário:Oswaldo Augusto Filho
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Oleodutos  Medição de risco  Sistema de informação geográfica (SIG)  Bases de dados  Análise estatística de dados  Modelos matemáticos 

Resumo

Pretende-se desenvolver um sistema de avaliação de riscos geológico-geotécnicos e ambientais para oleodutos, alimentado por uma base de dados digital, georreferenciada e estruturada em um Sistema de Informações Geográficas - SIG. Serão utilizados métodos quantitativos de avaliação de riscos (definição dos parâmetros: probabilidade dos eventos perigosos, raio de alcance, vulnerabilidade e conseqüências dos elementos potencialmente afetados). Esses métodos serão estruturados segundo o roteiro de Estudos de Análise de Riscos - EAR e combinarão a cartografia e o tratamento estatístico de feições de terreno associadas aos eventos perigosos analisados, a análise multicritério e o emprego de modelos numéricos (simulações de fluxo hídrico superficial e subterrâneo, equação universal de perda de solos e métodos de análise de estabilidade de taludes). Os dados serão resgatados de trabalhos existentes e serão produzidos por investigações específicas da pesquisa, envolvendo atividades de escritório, campo e laboratório. Os trabalhos cartográficos principais serão realizados em escala de detalhe (base topográfica 1:10.000, com apoio de imagens georreferenciadas) e abrangerão os terrenos interceptados pelo oleoduto São Paulo - Brasília - OSBRA, no trecho entre os municípios de São Simão - Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo (extensão de cerca de 50 km). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AUGUSTO FILHO, OSWALDO; HIRAI, JONNHY NORIO; OLIVEIRA, ANDRE SILVA; LIOTTI, ELIZABETH SHEN. GIS applied to geotechnical and environmental risk management in a Brazilian oil pipeline. Bulletin of Engineering Geology and the Environment, v. 69, n. 4, p. 631-641, NOV 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.