Busca avançada
Ano de início
Entree

Produções e práticas curriculares: convergências e divergências entre os textos curriculares oficiais e os currículos praticados na educação básica de Campinas-SP

Processo: 13/03438-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rafael Straforini
Beneficiário:Rafael Straforini
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Antonio Carlos Pinheiro ; Vanilton Camilo de Souza
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Escola pública  Cotidiano escolar  Campinas (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cotidiano escolar | currículo praticado | Ensino de Geografia | Ensino de Geografia

Resumo

O projeto tem como objetivo central estudar e compreender os movimentos de convergência e divergência entre os documentos curriculares oficiais produzidos nas esferas de poder federal, estadual e municipal com as práticas pedagógicas e curriculares dos sujeitos praticantes do ensino de geografia na educação básica a partir da fusão de dois marcos teórico-metodológicos: a recontextualização por hibridismo e a perspectiva do cotidiano escolar, a partir da metodologia qualitativa etnográfica em escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas-SP. Nesse sentido, consideramos importante construir interpretações acerca da recontextualização dos currículos prescritivos nas práticas docentes, bem como compreender as práticas cotidianas de criação de alternativas pedagógicas e curriculares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)