Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da hemodiálise intermitente em fase precoce da doença renal crônica sobre o perfil clínico e laboratorial de cães atendidos no serviço de clínica médica de pequenos animais da FMVZ-UNESP, Botucatu

Resumo

A doença renal crônica (DRC) é uma alteração comum na clínica de pequenos animais, com elevada casuística que é caracterizada como uma lesão irreversível dos néfrons. Nos últimos anos foram feitos muitos avanços, com sucesso, na conduta terapêutica do paciente nefropata. A hemodiálise intermitente (HDI) é uma terapia de substituição renal extracorpórea que auxilia no retardo da progressão da DRC. O objetivo geral deste projeto consiste em avaliar o efeito da hemodiálise intermitente, instituída em fase precoce da DRC, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida e prolongamento da mesma, em comparação aos animais com DRC manejados apenas com tratamento clínico, sem diálise. Serão utilizados 30 cães, estadiados em DRC III após critérios de inclusão e exclusão, de ambos os sexos, de variadas idades e raças, pesando entre 15 a 30 kg. Os animais serão divididos em grupo I (Tratamento Clínico): composto por cães com DRC III, submetidos ao tratamento clínico, duas vezes por semana, até que os valores de ureia sejam inferiores a 70 mg/dL e grupo II (Hemodiálise Intermitente): composto por cães com DRC III, submetidos, além do tratamento clínico, ao tratamento dialítico, com hemodiálise intermitente, duas vezes por semana, sendo a primeira sessão de duração de duas horas, e a partir da segunda com duração de 3 horas, até que os valores de ureia sejam inferiores a 70 mg/dL. Serão analisadas e controladas as possíveis intercorrências nos dois grupos. Os animais passarão por avaliação clínica e laboratorial. Serão realizadas quatro colheitas de sangue. No grupo I serão realizadas duas colheitas sendo uma realizada antes do início do tratamento clínico, e a outra ao término do mesmo. No grupo II antes do início da HDI, a segunda 60 minutos após o início da HDI, a terceira colheita 120 minutos após o início do tratamento e a quarta colheita e última 60 minutos após o termino do tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PICELLI DE AZEVEDO, MARIA GABRIELA; GERALDES, SILVANO SALGUEIRO; SANT'ANNA, PAULA BILBAU; BATISTA, BEATRIZ POLONI; MAIA, SUELLEN RODRIGUES; DE MORAES, REINER SILVEIRA; DOS SANTOS SCHMIDT, ELIZABETH MOREIRA; DE SOUZA, FABIANA FERREIRA; MELCHERT, ALESSANDRA; PINHEIRO FERREIRA, JOAO CARLOS; et al. C-reactive protein concentrations are higher in dogs with stage IV chronic kidney disease treated with intermittent hemodialysis. PLoS One, v. 17, n. 9, p. 13-pg., . (13/02932-8)