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Os professores e seus alunos com deficiência na escola: um estudo sobre as relações de ensino na perspectiva histórico-cultural

Processo: 13/08991-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Inês Bacellar Monteiro
Beneficiário:Maria Inês Bacellar Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/09922-0 - Os professores e seus alunos com deficiência na escola: um estudo sobre as relações de ensino na perspectiva histórico-cultural, BP.TT
Assunto(s):Educação especial  Pessoas com deficiência  Prática de ensino  Ensino e aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência | Educação Especial | Necessidades Educacionais Especiais | perspectiva historico-cultural | Educação Especial

Resumo

Esta proposta reúne estudos que focalizam as relações de ensino que se desenvolvem entre professores e alunos com diferentes peculiaridades de deficiência, tais como, cegueira, baixa visão, surdez, deficiência intelectual, autismo. Todos os estudos partem do pressuposto de que o sujeito se constitui a partir das relações que estabelece com os outros de seu grupo social e de que as relações de ensino envolvem a produção de sentidos e significados. O ponto comum entre o conjunto de subprojetos é a pesquisa das relações de ensino e os processos de significação vividos por professores e alunos com deficiência no espaço escolar. Os pesquisadores tomam como referência a teoria histórico-cultural de Vigotski e estudos de autores contemporâneos que assumem as ideias deste autor sobre a gênese social das funções mentais superiores e sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Para os projetos estão previstos os procedimentos de observação de situações de sala de aula e de reuniões com professores. As situações serão filmadas e posteriormente transcritas. Em consonância com a matriz teórica, os dados de observação (direta ou registrada em vídeo) serão construídos sob as diretrizes da análise microgenética. Considera-se que as reflexões propostas poderão contribuir para transformações nas ações de professores no processo de ensino de alunos com deficiências. Pretende-se assim, ampliar o conhecimento ao mesmo tempo em que se colabora diretamente para o processo de ensino-aprendizagem na prática escolar. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATEUS HENRIQUE DO AMARAL; MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO. Análise de Obras Cinematográficas para Compreender as Concepções de Professores sobre o Aluno com Deficiência. Rev. bras. educ. espec., v. 22, n. 4, p. 511-526, . (13/08991-6)