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Seminário Interamericano para a pesquisa em Didática das Línguas e Culturas

Processo: 13/18492-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 31 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 02 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Eliane Gouvêa Lousada
Beneficiário:Eliane Gouvêa Lousada
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metodologia da pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:didatica das linguas e culturas | Ensino-aprendizagem de línguas | Francês como língua estrangeira | Metodologia de Pesquisa | Didática das línguas e culturas - Francês

Resumo

O programa do seminário será composto de: reuniões de grupos de trabalho e mesas redondas. O seminário terá uma abertura em que serão apresentados os objetivos a serem alcançados, mostrando a importância de que, a partir dos subgrupos, seja proposto um projeto com duração de dois ou três anos, em que será proposta uma adaptação do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Conseil de l'Europe, 2001) ou, ainda, um Quadro de Referência para o Ensino de Línguas na América Latina. As duas mesas redondas terão o objetivo de discutir criticamente a Didática das Línguas e Culturas na América Latina, propondo um pensamento autônomo dessa disciplina na AL, distanciando-se do que se faz na Europa. O objetivo é o de adequar e/ou de criar um posicionamento em relação ao ensino-aprendizagem de línguas no contexto latinoamericano, levando em conta o panorama linguístico da região. Além das mesas redondas com especialistas da área, serão propostos grupos de trabalho que visarão a discutir o futuro da pesquisa em Didática das Línguas e Culturas na América Latina. Os grupos de trabalho proporão uma síntese das discussões e encaminhamentos futuros tendo em vista um projeto de pesquisa envolvendo pesquisadores da França, Canadá e América Latina, que vão refletir sobre o ensino de línguas no contexto latinoamericano fazendo uma proposta que se diferencia do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (Conseil de l'Europe, 2001), atual documento que orienta o ensino de línguas estrangeiras. (AU)

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