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Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil Modernista (1930-1945)

Processo: 13/24898-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Arruda de Menezes
Beneficiário:Paulo Roberto Arruda de Menezes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modernismo no Brasil  Neoclassicismo  Sociologia da arte  Sociologia da cultura  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Jean-Baptiste Debret | Modernismo brasileiro | Neoclassicismo | Redescoberta na Arte | Sociologia da Arte | Sociologia da Cultura | Sociologia da Arte

Resumo

O presente trabalho investiga como a obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) foi redescoberta no Brasil nas primeiras décadas do século XX, especialmente entre os anos de 1930 e 1945. Artista de formação neoclássica, Debret viveu no Brasil entre os anos de 1816 e 1831, época em que criou uma infinidade de imagens sobre o país, desde pinturas históricas para a monarquia até pequenas aquarelas contemplando a vida cotidiana. Tendo sido pouco lembrado pelos brasileiros durante o século XIX, Debret seria especialmente valorizado no século XX. Partindo de sua fortuna crítica oitocentista, passando pelos colecionadores e pela crítica modernista, bem como pelo mercado editorial da época (com destaque para a Revista da Semana), o trabalho pretende compreender os eventos mais significativos dessa redescoberta, bem como suas implicações. (AU)

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