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A study into the scope for transforming traditional skills and knowledge into a competitive advantage in small scale textile industries through fashion design

Processo: 13/50911-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Acordo de Cooperação: University of Southampton
Pesquisador responsável:Cláudia Regina Garcia Vicentini
Beneficiário:Cláudia Regina Garcia Vicentini
Pesquisador Responsável no exterior: John Hopkins
Instituição Parceira no exterior: University of Southampton, Inglaterra
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/23486-3 - Metodologia para o desenvolvimento de produtos de moda, AP.R
Assunto(s):Indústria têxtil  Moda  Inovação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenho Industrial

Resumo

Como o foco principal deste projeto se apresenta sobre alguns objetos e elementos de têxtil e moda, devemos considerar, por um lado, a proliferação de certas marcas de moda presentes em muitas partes do mundo, as quais são financiadas por capital financeiro internacional que investem em inovação e, por outro lado, a existência de comunidades/empresas locais e tradicionais com poucos recursos para investimentos. A ideia primeira é agir junto ao conhecimento tradicional das comunidades/ empresas relacionadas a itens têxteis e de moda, pesquisando, construindo e inovando em instâncias econômicas, tecnológicas e/ ou atualizando seus discursos. Para tanto, devemos considerar o conhecimento e as habilidades tradicionais das localidades, otimizando e mantendo seus modos produtivos independentemente de pessoas de fora, observando as particularidades de cada contexto. Com este projeto, também esperamos melhorar a comunicação com o consumidor destes produtos, atuando nas questões sobre as informações processuais do produto, bem como sobre os valores sustentáveis a eles relacionados. Como propõem Jaffe & Bebenzahl, a maneira como a imagem da localidade é formada e o que é necessário para isto ser construído deve ser considerado pelo governo, pela empresa e pelas pessoas que ali trabalham. Esta prática pode contribuir para administrar o sucesso da imagem do produto, na sua comercialização em outros... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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