Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos modelos globais da comunicação urbana a partir do conceito de SmartCity: comparativo entre as cidades de Barcelona (ESP), Celebration (USA) e Songdo (KOR)

Processo: 14/01077-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Paulo Celso da Silva
Beneficiário:Paulo Celso da Silva
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade cultural  Cidades inteligentes  Tecnologia da informação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cotidiano | cultura | Identidades | Modelos Globais de Comunicação Urbana | Smartcity | U-Cities | comunicação urbana

Resumo

Este projeto contempla três cidades em três continentes - Barcelona (ESP), Celebration (USA) e Songdo (KOR) - que se pretendem modelos ou paradigmas do viver urbano contemporâneo. A escolha de tais cidades deve-se ao fato de, através delas, entendermos ser possível observar e analisar o que indicamos como modelos globais da comunicação urbana, entendendo esse conceito enquanto processos comunicacionais (leituras em seus suportes midiáticos) de constituição da cidade. A hipótese inicial pretende responder se os modelos globais de comunicação urbana são garantia ou possibilitam a criação de uma identidade cultural nos lugares, visto que os conceitos que definem as cidades para o mundo - como, Smartcity, Cidade Informacional, Cidade do Conhecimento etc - tendem a ser incorporados no cotidiano das pessoas dessas cidades como mais uma informação processada e/ou assumida. Outro plano para o entendimento desses modelos globais é o fato de serem consideradas U-Cities (Ubiquitous Cities), ou seja, cidades onde os padrões de interoperabilidade permitem a utilização de várias tecnologias de comunicação e informação (e-services) para distribuir e receber dados significativos aos seus habitantes gerando a U-life, considerada por alguns como vida totalmente monitorada. Estaremos apoiados em nossos estudos e pesquisas anteriores sobre Celebration e Barcelona e aprofundando as investigações em Songdo através de autores como Lee e Oh, Jackson, Gardner e Wainwright. Também Santos, Flusser, Moreira, Sassen, entre outros completam o quadro para reflexões sobre os temas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)