Busca avançada
Ano de início
Entree

XII Jornada de Educação Especial - Ciência e Conhecimento em Educação Especial

Processo: 14/07486-9
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 18 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 20 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:Sadao Omote
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Tecnologia assistiva  Inclusão  Produção de conhecimento  Acessibilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Educação Especial | Inclusão | Produção do conhecimento | tecnologia assistiva | Educação Especial

Resumo

O tema oficial da XII Jornada de Educação Especial é Ciência e Conhecimento em Educação Especial e tem por objetivo um balanço crítico da produção do conhecimento em Educação Especial. Compõe a programação uma conferência magna de abertura, sob o título Análise crítica da produção do conhecimento em Educação Especial, que dá a dimensão da linha de desenvolvimento das atividades da Jornada. A programação tem continuidade com atividades propostas por quatro grupos de pesquisa vinculados ao Departamento de Educação Especial, da FFC/UNESP-campus de Marília, promotor da Jornada. Tais atividades se constituem de uma conferência e três mesas redondas. Nessas atividades, os pesquisadores convidados, cujas pesquisas estão voltadas para as temáticas abrangidas por esses grupos de pesquisa, farão uma avaliação pormenorizada da produção científica nas respectivas áreas. A partir das questões levantadas e debatidas nas conferências e mesas redondas, propostas por grupos de pesquisa, será concluída a programação com a mesa redonda intitulada Da Pesquisa à Prática na Educação Especial. Estão previstos também 17 minicursos tratando de temas atuais variados da área de Educação Especial e sessões de Comunicações Orais e Pôsteres. Os minicursos visam a promover contato de profissionais e estudantes com procedimentos, recursos ou conhecimentos novos em diferentes áreas de atuação profissional. As comunicações orais e pôsteres se constituem em recursos valiosos para a disseminação de resultados de pesquisa e de experiências profissionais, visando a contribuir para a construção de novos conhecimentos. Haverá também duas atividades artístico-culturais relacionadas à área de atuação em Educação Especial: (1) depoimento, demonstração e exposição de quadros da pintora tetraplégica Daniela Caburro e (2) apresentação do grupo de teatro de deficientes GTPAE seguida de bate-papo com os atores especiais. Haverá lançamento de livros durante a Jornada, inclusive o próprio livro da Jornada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)