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Avaliação de um curso de especialização multiprofissional em Saúde da Família na modalidade a distância

Processo: 14/10106-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria José Sanches Marin
Beneficiário:Maria José Sanches Marin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Pedro Marco Karan Barbosa ; Sílvia Franco da Rocha Tonhom
Bolsa(s) vinculada(s):14/18331-6 - Avaliação de um curso de especialização multiprofissional em Saúde da Família na modalidade a distância, BP.TT
Assunto(s):Educação em saúde  Educação a distância  Atenção primária à saúde  Curso de especialização  Saúde da família 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção Primária à Saúde | Educação a Distância | Educação em Saúde | Ensino a distância

Resumo

Frente a necessidades atuais da formação em saúde e das possibilidades de atender a tal lacuna por meio da Educação Permanente (EP) na modalidade EAD, foi instituída a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde SUS (UNA-SUS) pelo Ministério da Saúde, na busca de atender a contento as diretrizes e princípios do SUS. Prioriza-se entre tais Cursos a Especialização em Saúde da Família realizado em parceria com Universidades públicas consagradas na área do ensino. Objetivo: Avaliação de um Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família na Modalidade a Distância, considerando seus avanços, desafios e propostas. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso que considera como fenômeno o Curso de Especialização em Saúde da Família na modalidade EAD, para profissionais que atuam na atenção básica, no contexto dos Municípios de abrangência da DRS-IX, a partir da ótica dos egressos. Será desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira pautada na abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semi-estruturadas e a análise terá como direção os pressupostos do pensamento hermenêutico-dialético, que se insere na perspectiva interpretativa das metodologias qualitativas. Na segunda etapa será elaborado um instrumento quantitativo (questionário), a partir dos dados das entrevistas, a ser aplicado à totalidade dos egressos e os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e analítica. Resultados esperados: os dados poderão elucidar fortalezas e fragilidades e subsidiar novos direcionamentos. (AU)

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