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Inserção profissional de licenciados egressos da Universidade de São Paulo: processos de construção de identidades, socialização profissional e profissionalização docente

Processo: 14/00217-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Isabel de Almeida
Beneficiário:Maria Isabel de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: José Cerchi Fusari ; Selma Garrido Pimenta ; Terezinha Azerêdo Rios ; Vilanice Alves de Araújo Püschel
Assunto(s):Licenciatura  Formação de professores  Egressos  Identidade profissional  Universidade pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Egresso | Identidade | Inserção Profissional | Licenciatura | profissionalização | socialização | Formação de Professores

Resumo

A pesquisa se propõe a estudar a inserção de licenciados egressos da USP como professores nos sistemas escolares. Serão investigados os cerca de 4.600 licenciados em todas as áreas de ensino oferecidas pela USP no período de 2005 a 2008 . Espera-se traçar um mapa das relações entre a formação universitária, o ingresso e a inserção profissional, particularmente em escolas públicas, além de uma análise das políticas públicas de absorção dos licenciados pelos sistemas, considerando o ingresso e a permanência nas escolas. No campo teórico, espera-se contribuir para ampliar a compreensão dos processos de construção da identidade, da socialização e da profissionalização docente, e contribuir para revisão dos currículos dos cursos de formação de professores. Como abordagem metodológica optou-se pelo estudo do tipo survey, adequado para a coleta de dados através de uma amostra da população alvo da investigação e para a compreensão de como se desloca e se desenvolve profissionalmente a população em estudo (KRATHWOHL, 1997). Os dados empíricos serão coletados junto aos licenciados egressos através de questionário eletrônico; a amostra será aleatória simples, de acordo com a disponibilidade individual em colaborar com a pesquisa. A coleta de dados será realizada em três fases sucessivas: a) consulta eletrônica sobre a situação profissional atual; b) questionário eletrônico aos que responderem estar atuando ou ter atuado em escola pública; c) entrevistas semi-estruturadas presenciais individuais com parte representativa dos professores que estejam atuando ou já atuaram nas escolas públicas e tenham manifestado disponibilidade em prosseguir participando da pesquisa. Considerando ser a USP uma universidade pública de ponta e uma das primeiras que criou cursos de licenciatura no país (desde sua fundação em 1934), a análise comparativa se impôs como necessária com vistas a se buscar indicadores que permitam ampliar a compreensão dos resultados da pesquisa, com resultados de outras pesquisas realizadas por grupos de pesquisadores em outros estados brasileiros e de alguns países com universidades de ponta que também apresentam significativa relevância acadêmica e política na área. (AU)

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