Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo 2013/05987-8: atomizador a gás para 3kg de aço em atmosfera inerte com fusão por indução

Processo: 14/13037-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2014 - 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Claudio Shyinti Kiminami
Beneficiário:Claudio Shyinti Kiminami
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/05987-8 - Processamento e caracterização de ligas metálicas amorfas, metaestáveis e nano-estruturadas, AP.TEM
Assunto(s):Fundição (processos de fabricação)  Metalurgia do pó  Atomização 
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento:Processos Físicos - Modificação superfícies – etching - Laser
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O atomizador especificado é o que permite o processamento de pequena quantidade de material (equivalente a 3kg de liga de Fe) que é interessante considerando ser equipamento para pesquisa, e que estaremos estudando um grande número de ligas de diversos sistemas. Também o atomizador permite que a fusão seja feita em atmosfera inerte ou vácuo, o que garante uma pureza desejada na liga, assim como a atomização permite a utilização dos gases previstos de serem usados no projeto (argônio e o nitrogênio), além de termos ainda a possibilidade do uso do hélio, que tem a maior condutividade térmica dentre os gases inertes. Uma característica importante é que a velocidade do gás atinge cerca de 2 Mach, que leva a formação de gotículas de pequeno tamanho e alta taxa de resfriamento. Esse equipamento é versátil para atomização de diversas ligas utilizando diversos gases, o que torna tipicamente um equipamento multi-usuários apra aqueles que atuam em pesquisa nos temas de metalurgia do pó e recobrimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERA, DENNIS B.; SOYAMA, JULIANO; CAVA, REGIS D.; SPINELLI, JOSE E.; KIMINAMI, CLAUDIO S. The Influence of Sintering Parameters in the Microstructure and Mechanical Properties of a Cu-Al-Ni-Mn-Zr Shape Memory Alloy. ADVANCED ENGINEERING MATERIALS, v. 20, n. 10 OCT 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.