Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvendo e guiando professores no uso de estudos de caso históricos no ensino de natureza da ciência

Processo: 14/20876-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 25 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 26 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Maria Elice de Brzezinski Prestes
Beneficiário:Maria Elice de Brzezinski Prestes
Pesquisador visitante: Douglas Allchin
Instituição do Pesquisador Visitante: University of Minnesota (U of M), Estados Unidos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da ciência  Ensino de ciências  Biologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Biologia | História da biologia | História da ciência | natureza da ciência | História da Biologia e sua utilização no ensino

Resumo

Este projeto tem como principal objetivo enriquecer a educação científica por meio de estudos de caso históricos e desenvolver e avaliar estratégias correspondentes para a formação de professores. O foco principal é o planejamento, implementação e avaliação de uma disciplina no Instituto de Biociências da USP, SP, credenciada no Programa Interunidades de Ensino de Ciências da USP, como um modelo potencial para a formação de professores nessa instituição e em outras. Uma característica central será a montagem de um conjunto de módulos curriculares (em português) que envolverão os alunos ativamente no pensamento científico e resolução de problemas de importantes descobertas históricas, bem como na análise reflexiva das práticas científicas. Um projeto secundário (na UFABC) envolverá professores em oficinas curtas para a implementação de tais casos, juntamente com casos contemporâneos, e atividades de investigação desenvolvidas pelos futuros professores, todas elas destinadas a melhorar a compreensão sobre como a ciência funciona. Ambos os métodos serão avaliados quanto à sua eficácia, como modelos para empreendimentos futuros. Por fim, haverá apresentações e discussões adicionais em história da ciência no Grupo de Pesquisa em História da Biologia e Ensino, do IB-USP, no Instituto de Física da USP São Carlos, no Departamento de Biologia da USP Ribeirão Preto e no Instituto de Biologia da UFBA Salvador, promovendo intercâmbio com a comunidade acadêmica do Estado de São Paulo (e Bahia), que contribuirá para o desenvolvimento de tais esforços em educação científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)