Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação e teoria dos afectos de Spinoza à luz da leitura de Gilles Deleuze: da consciência moral à existência ética

Processo: 15/50023-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2015
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Sônia Campaner Miguel Ferrari
Beneficiário:Sônia Campaner Miguel Ferrari
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação  Ética (filosofia)  Poder (psicologia)  Moral  Potência  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Etica | Moral | Poder | Potencia

Resumo

Este trabalho procura investigar a teoria dos afetos de Baruch Spinoza à luz da leitura de Gilles Deleuze. O encontro com estes dois filósofos abre novas e diferentes perspectivas para se pensar a educação, e também a cultura, que estejam menos submetidas com as forças majoritárias do poder. A moral baseada na impotência do homem, ou seja, na produção e no investimento de afetos passivos, reativos e tristes impõe valores e comportamentos que, em última instância, funcionam muito bem para a formação de subjetividades alinhadas à obediência e ao controle. Denunciando toda ordem moral, Gilles Deleuze nos fala da filosofia (ou da ética) como um exercício de pensamento cuja função é traçar uma linha de fuga. Ele nos apresenta Spinoza como o príncipe dos filósofos, criador da ética da potência que vai de encontro com todas as diferentes formas de filosofia moral, baseadas na obrigação, no dever e na culpa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)