Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem e desenvolvimento: a contribuição de Vigotsky e o contexto contemporâneo de mídia digital

Processo: 15/00355-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 20 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Amador Mascia
Beneficiário:Márcia Aparecida Amador Mascia
Pesquisador visitante: Emmanouil Dafermakis
Instituição do Pesquisador Visitante: University of Crete, Rethymno (UoC), Grécia
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Mídia digital  Aprendizagem  Criatividade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | criatividade | Dsenvolvimento histórico-cultural | midia digital | reflexão crítica | Vigotsky | Perspectiva Histórico-Cultural

Resumo

O presente projeto de professor visitante tem como lócus o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Universidade São Francisco (USF) - Estado de São Paulo e como pesquisador visitante o Prof. Dr. Emmanouil Dafermakis, da University of Crete, do Department of Psychology pelo período de 5 semanas de 1º agosto de 2015 a 5 de setembro de 2015. As atividades programadas consistem em dois mini-cursos: "Rethinking cultural -historical theory: context and core concepts" que pretende explorar as contribuições de Vigotsky para as pesquisas em Educação e "Exploring Learning and Development with Digital Media" que apresenta as recentes pesquisas de Dafermakis sobre Mídia Digitais, projeto ao qual o solicitante pretende aderir com a vinda do professor visitante. Dafermakis, também, proferirá duas palestras no referido programa e participará de reuniões acadêmicas com os professores e alunos, cujas pesquisas se inserem na perspectiva teórica histórico-cultural ou com a temática Mídia Digital. Ademais, o professor participará de atividades em duas outras instituições parceiras: USP e UNICAMP. Espera-se que a vinda do professor visitante possa gerar os seguintes produtos: 1. convênio entre as universidades, USF e Creta, de modo que os nossos alunos e professores possam fazer estágio na Grécia e os alunos e pesquisadores da Grécia possam fazer estágio na USF; 2. elaboração de um sub-projeto, vinculado ao projeto "Global Perspectives on Learning and Development with Digital Video-Editing Media" e ao projeto "Representações e Tecnologias (de si): Tramas discursivas do/no virtual" do qual o solicitante faz parte; 3. artigo, já discutido com o professor Dafermakis, vinculado às questões de Digital Media; 4. solidificação do processo de Internacionalização do PPG em Educação da USF e da pós-graduação brasileira; 5. ampliação das discussões e análises das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do programa, a partir dos encontros com o professor Dafermakis e 6. intercâmbio nacional e internacional de 3 instituições paulistas: USF, USP e UNICAMP e de seus respectivos programas de pós-graduação e da Universidade de Creta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)