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Novas tecnologias e ensino de história: uma relação possível e necessária

Processo: 15/04316-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Célia Maria David
Beneficiário:Célia Maria David
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Hilda Maria Gonçalves da Silva ; Márcia Pereira da Silva ; Vânia de Fátima Martino
Bolsa(s) vinculada(s):15/12466-0 - Novas tecnologias e ensino de História: uma relação possível e necessária, BP.EP
15/12470-7 - Novas tecnologias e ensino de História: uma relação possível e necessária, BP.EP
15/12471-3 - Novas tecnologias e ensino de História: uma relação possível e necessária, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 15/12472-0 - Novas tecnologias e ensino de História: uma relação possível e necessária, BP.EP
15/12473-6 - Novas tecnologias e ensino de História: uma relação possível e necessária, BP.EP
15/12464-7 - Novas tecnologias e ensino de História: uma relação possível e necessária, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino de história  Novas tecnologias da comunicação  Internet  Prática de ensino  Ensino público  Qualidade da educação  Inclusão digital  Inclusão social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de História | Internet | novas tecnologias | prática pedagógica | Tecnologia e Ensino de História

Resumo

Este trabalho insere-se no âmbito da pesquisa- ação (THILOLLENT, 2002) e tem como meta primordial contribuir para com a melhoria do Ensino Público do Estado de São Paulo. Terá curso por meio de um projeto de ação- pedagógica, referenciada pelo Currículo de História do Estado de São Paulo, e será desenvolvido em duas salas de 8° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino, valendo-se das tecnologias da informação e comunicação. Contará com a participação dos membros do Grupo de Pesquisa: "Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil" coordenado pela proponente, e como não poderia deixar de ser, pelos professores de História e equipe gestora da escola loco da pesquisa. O motivo que o move é a percepção de que a escola não pode ficar à margem e tão pouco resistir aos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, principalmente da internet, tendo-se que estes avanços compõem o repertório e a maneira de ser dos jovens atualmente, numa dinâmica que contrasta totalmente com a da escola; posicionamento sustentado, entre outros, por teóricos como PRENSKY (2001), SANTOS, B. S. & RADTKE (2005), CASTELLS (2005), MORAN (2000). Não se trata de substituir as práticas pedagógicas em curso, pelo contrário, objetiva-se ampliar e aprofundar o uso dos recursos da tecnologia de informação e comunicação de forma significativa no espaço escolar e na sala de aula visando tornar as aulas de História mais dinâmicas, atrativas e participativas para os alunos. Trata-se, ademais de uma proposta que visa colaborar para a consolidação do já implantado "Programa Acessa Escola", proposto pelo Governo do Estado, em 2008, com "o objetivo de promover a inclusão digital, social e estimular o uso da internet pelos usuários das escolas da rede estadual de ensino". (AU)

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