Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e aplicação de cloreto de polivinila (PVC) modificado em procedimento de extração em fase sólida de íons Cu(II), Ni(II), Cd(II) e Pb(II), de amostras aquosas

Processo: 15/04791-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2015 - 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Gustavo Rocha de Castro
Beneficiário:Gustavo Rocha de Castro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de novos materiais  Cloreto de polivinila  Extração em fase sólida  Metais  Íons 

Resumo

O desenvolvimento de materiais adsorventes e posterior utilização em procedimentos de extração em fase sólida/pré-concentração de espécies metálicas, é uma área da química/engenharia química que sempre se manteve em destaque devido a necessidade seja de monitorar, realizar a remoção da matriz antes da análise, ou de remover o contaminante da amostra. A determinação direta de metais presentes em baixas concentrações em amostras de águas naturais é geralmente dificultada devido a presença de espécies interferentes. Os metais a serem determinados, Cu(II), Cd(II), Ni(II) e Pb(II) são de interesse ambiental em razão de seu uso intensivo, distribuição e por serem não-degradáveis podem acumular-se em matrizes ambientais manifestando toxicidade. Desta forma, o projeto tem por objetivo utilizar o PVC como suporte sólido para o ancoramento da molécula 4-amino-3-hidrazino-5-mercapto-1,2,4-triazole e aplicá-lo na pré-concentração e remoção de espécies metálicas em amostras aquosas. O material será caracterizado por espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), ressonância magnética nuclear de 13C (RNM), medidas da área superficial específica pelo método BET, análise elementar de nitrogênio, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS) para desta forma, procurar confirmar a ocorrência da reação de modificação. O material será aplicado em estudos de adsorção para determinação da sua capacidade máxima, bem como estudos de pH, cinéticos e influência de ânions no processo de equilíbrio. Depois destes experimentos o material será aplicado em sistema de fluxo contínuo acoplado ao espectrômetro de absorção atômica para determinação de Cu(II), Cd(II), Ni(II) e Pb(II) em amostras de água natural. O método proposto será validado através da análise de material certificado de água (SEM 1643e) e sedimento (IAEA-SL-1 e LKSD-3). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IVASSECHEN, JANAINE DO ROCIO; JORGETTO, ALEXANDRE DE OLIVEIRA; PEREIRA WONDRACEK, MARCOS HENRIQUE; PERES DA SILVA, ADRIELLI CRISTINA; ZARA, LUIZ FABRICIO; PEDROSA, VALBER DE ALBUQUERQUE; ROCHA, BRUNO PRIOR; SAEKI, MARGARIDA JURI; CASTRO, GUSTAVO ROCHA. Adsorptive properties of mesoporous silica modified with Lewis base molecule and its application in the preconcentration of Cu(II), Co(II), and Cd(II) from aqueous media. TURKISH JOURNAL OF CHEMISTRY, v. 42, n. 2, p. 547-561, 2018. Citações Web of Science: 2.
WONDRACEK, MARCOS HENRIQUE P.; JORGETTO, ALEXANDRE OLIVEIRA; SILVA, ADRIELLI CRISTINA P.; IVASSECHEN, JANAINE DO ROCIO; SCHNEIDER, JOSE FABIAN; SAEKI, MARGARIDA JURI; PEDROSA, VALBER ALBUQUERQUE; YOSHITO, WALTER KENJI; COLAUTO, FABIANO; ORTIZ, WILSON A.; CASTRO, GUSTAVO ROCHA. Synthesis of mesoporous silica-coated magnetic nanoparticles modified with 4-amino-3-hydrazino-5-mercapto-1,2,4-triazole and its application as Cu(II) adsorbent from aqueous samples. Applied Surface Science, v. 367, p. 533-541, MAR 30 2016. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.