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Projeto hydroflex: sistema gerador de hidrogênio/oxigênio para veículos automotores

Processo: 13/50090-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:César Augusto Duarte Rodríguez
Beneficiário:César Augusto Duarte Rodríguez
Empresa:Hidroflex Indústria e Participações Ltda
Município: São Carlos
Bolsa(s) vinculada(s):15/23538-1 - Sistema gerador de hidrogênio/oxigênio para veículos automotores, BP.PIPE
Assunto(s):Oxigênio  Hidrogênio  Combustíveis  Eletrólise  Veículos automotores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Combustivel | Eficiencia De Queima | Eletrolisador | Eletrolise De Agua | Hidrogenio | Oxigenio

Resumo

O novo regime automotivo estabelecido entre governo e montadoras prevê a redução significativa de IPI entre 2013 e 2017, para as empresas que consigam atingir uma economia mínima de combustível de 12%. A eficiência energética pretendida pelo governo poderá ser atingida através do aumento da eficiência energética dos motores, o que demanda o desenvolvimento de novos materiais e processos e a potencial utilização de motores híbridos (combustível + eletricidade), ou ainda através do aperfeiçoamento da queima do combustível atual (gasolina, etanol, diesel), que pode ser feito através da injeção de hidrogênio/oxigênio na mistura combustível. Neste projeto, iremos desenvolver e produtizar um sistema gerador de hidrogênio/oxigênio através de eletrólise da água, para uso embarcado em veículos automotores, a partir de um sistema protótipo já construído e testado na prática e que demonstrou a capacidade de economia significativa de combustível (25 a 60%) em diversos testes realizados em um conjunto diverso de veículos a gasolina, flex (gasolina e/ou etanol) e diesel. O sistema gerador de hidrogênio/oxigênio, referenciado neste projeto como Hydroflex, poderá equipar veículos existentes promovendo economia de combustível - alinhando o desejo do governo a veículos usados, e potencialmente a veículos novos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, C. A. D.; BANDEIRA, R. M.; DUARTE, B. B.; TREMILIOSI-FILHO, G.; JORGE, JR., A. M.. Effect of phosphorus content on the mechanical, microstructure and corrosion properties of supermartensitic stainless steel. MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING A-STRUCTURAL MATERIALS PROPERTIES MICROSTRUCTURE AND PROCESSING, v. 650, p. 75-83, . (13/03483-2, 13/50090-6)