Busca avançada
Ano de início
Entree

V Congresso de Comunicação e Cultura

Processo: 15/16377-1
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 11 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 13 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:José Eugenio de Oliveira Menezes
Beneficiário:José Eugenio de Oliveira Menezes
Instituição Sede: Faculdade Cásper Líbero. Fundação Cásper Líbero (FCL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oralidade  Abstração  Sociabilidade  Virtualidade  Imaginário  Sentidos  Imaginação  Cultura (sociologia)  Eventos científicos e de divulgação  Reuniões científicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abstração | afetos | audibilidade | canibalismos simbólicos | Comunicação | conexões | Corpo | cultura | devoração | Dietmar Kamper | games | gestualidade | imagem | imaginação | imaginário | mediações | oralidade | relações comunicativas | sentidos | Sociabilidade | Teoria da mídia | territórios simbólicos | vínculos | Virtualidade | visibilidade | Comunicação, cultura

Resumo

Os cenários históricos e contemporâneos da cultura como macrossistema comunicativo, bem como suas expressões em termos de gestualidade, oralidade, audibilidade, visibilidade e territórios simbólicos, estão marcados por alterações na articulação entre corpo, espaço, tempo, som, texto e imagem. Instigados pelos questionamentos transdisciplinares de Dietmar Kamper (1936-2001) a respeito do virtual como variante da despedida do corpóreo, os participantes do V Congresso de Comunicação e Cultura trocarão ideias e afetos, de forma crítica e propositiva, a respeito de vetores que marcam as atuais transformações culturais. A pergunta O que custa o virtual? marcará as sete mesas de diálogo a respeito de temas como: corpo, sentidos e afetos; imagem, imaginação e imaginário; o virtual e a ausência nas relações comunicativas; cultura, games e sociabilidades; canibalismos simbólicos da cultura e as relações entre vínculos e conexões no universo das mediações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)