Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da MMP-9 na patogênese da osteoporose em modelos de animais ateroscleróticos

Processo: 15/16194-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:João Paulo Mardegan Issa
Beneficiário:João Paulo Mardegan Issa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia experimental  Osteoporose  Densidade óssea  Doenças cardiovasculares  Aterosclerose  Metaloproteinase 9 da matriz 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aterosclerose | Mmp-9 | Osso | osteoporose | Cirurgia experimental

Resumo

A osteoporose é a segunda maior causa de doença no mundo perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, e este número deverá aumentar ainda mais com o crescimento da população idosa nas próximas décadas. Vários estudos na literatura demonstram que pacientes que possuem uma baixa densidade mineral óssea apresentam maiores riscos para desenvolverem doenças cardiovasculares, entre elas, uma severa aterosclerose coronariana e calcificação vascular, independente da idade e do sexo. Apesar dos recentes estudos, os mecanismos patológicos, fisiológicos e moleculares que correlacionam à aterosclerose e a osteoporose são ainda desconhecidos. A Metaloproteinase da Matriz -9 (MMP-9) foi descrita na literatura como super-expressa em modelos de aterosclerose e que o aumento da sua atividade está correlacionado com o aumento da reabsorção óssea na osteoporose, e, portanto, ela pode ser uma molécula primordial responsável por interligar essas duas patologias. Com base nesses achados, iremos investigar os níveis de expressão da MMP-9 nos ossos fêmures e tíbias dos animais nocautes para a Apolipoproteína E (ApoE) e de seus controles (C57BL/6), bem como avaliar os efeitos das drogas que atuam na atividade da MMP-9, assim como drogas que agem no tratamento da aterosclerose e da osteoporose e assim avaliar a reversão patogênica. Para essa finalidade, iremos analisar os níveis de MMP-9 por PCR quantitativo em tempo real (qPCR), western blotting, zimografia em gel e ensaios fluorimétricos, além disso, iremos ainda avaliar a microarquitetura e qualidade óssea através de densitometria óssea, ensaios de micro-CT e biomecânicos e análises morfológicas e de imunohistoquímica. A descoberta de uma molécula responsável por interligar essas duas patologias e a sua caracterização bioquímica e molecular pode ser alvo para futuras terapias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIMANO, R. C.; YANAGIHARA, G. R.; MACEDO, A. P.; YAMANAKA, J. S.; SHIMANO, A. C.; TAVARES, J. M. R. S.; ISSA, J. P. M.. Effects of high-impact exercise on the physical properties of bones of ovariectomized rats fed to a high-protein diet. SCANDINAVIAN JOURNAL OF MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS, v. 28, n. 5, p. 1523-1531, . (15/16194-4, 14/10733-8, 14/25879-8, 15/26142-1)
AZEVEDO, ALINE; PRADO, ALEJANDRO F.; FELDMAN, SARA; DE FIGUEIREDO, FELLIPE A. T.; DOS SANTOS, MARIA CECILIA G.; ISSA, JOAO PAULO M.. MMPs are Involved in Osteoporosis and are Correlated with Cardiovascular Diseases. CURRENT PHARMACEUTICAL DESIGN, v. 24, n. 16, p. 1801-1810, . (15/16194-4)