Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso excessivo de tecnologia de informação e seus reflexos no ambiente de trabalho

Processo: 15/22795-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Alexandre Cappellozza
Beneficiário:Alexandre Cappellozza
Instituição Sede: Escola de Gestão e Direito. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Aline Silva Ferreira ; Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes ; Leonardo Mairene Muniz
Assunto(s):Tecnologia da informação  Estresse 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:distração | stress | Tecnologia da Informação | Uso compulsivo | Tecnologia da Informação

Resumo

O avanço nas tecnologias de comunicação, sistemas de colaboração, redes sociais e redução de custo em dispositivos eletrônicos móveis aos clientes e acesso à Internet permitiram alterações relevantes no cotidiano dos indivíduos, organizações e sociedade. Porém, a atratividade e diversidade de aplicações destas tecnologias de informação para o uso individual pode gerar impactos negativos aos seus usuários: o uso compulsivo destes recursos. Desta forma, suspeita-se que o uso compulsivo de determinadas tecnologias de informação possa ocasionar efeitos negativos, tais como, baixo desempenho das atividades cotidianas de seus usuários, distração e outras possibilidades. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o uso da Tecnologia de Informação como potencializador de reflexos adversos no cotidiano dos profissionais em seus locais de trabalho. A metodologia utilizada será quantitativa com a elaboração de surveys com usuários de tecnologias de informação e comunicação e que serão analisados por meio da técnica de análise multivariada de dados, com modelagem por equações estruturais Neste projeto de pesquisa são propostos dois estudos. No primeiro estudo será avaliada a extensão em que o uso compulsivo de tecnologia de comunicação instantânea pode afetar aspectos sociais do profissional. O segundo estudo possui a finalidade de avaliar se o stress causado pelas tecnologias de informação pode resultar em efeitos negativos sobre as percepções dos profissionais no âmbito de suas atividades sobre a organização que atua. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE CAPPELLOZZA; GUSTAVO HERMÍNIO SALATI MARCONDES DE MORAES; LEONARDO MAIRENE MUNIZ. Uso Pessoal das Tecnologias no Trabalho: Motivadores e Efeitos à Distração Profissional. Rev. adm. contemp., v. 21, n. 5, p. 605-626, . (15/22795-0)