Busca avançada
Ano de início
Entree

Determination of emerging contaminants and the comparison of efficiency of removal by wastewater treatment in São Paulo State Brazil and Lubbock, Texas, United States of America

Processo: 15/50458-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2016 - 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Convênio/Acordo: Texas Tech University
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Wilson de Figueiredo Jardim
Beneficiário:Wilson de Figueiredo Jardim
Pesq. responsável no exterior: David Klein
Instituição no exterior: Texas Tech University (TTU), Estados Unidos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/24740-6 - Priorização de contaminantes aquáticos emergentes para o estado de São Paulo, AP.R
Assunto(s):Contaminantes emergentes  Tratamento de esgotos sanitários  Cromatografia líquida  Brasil  Estados Unidos  Cooperação internacional 

Resumo

Prof. Montagner e Prof. Klein apresentam competências complementares em análise e determinações de contaminantes emergentes no ambiente. Este projeto de pesquisa em colaboração estará focado em uma lista de contaminantes emergentes de interesse mútuo. Esses compostos serão isolados, identificados e quantificados por cromatografia liquida acoplada ao espectrômetro de massas. O projeto incluirá análises de amostras de diferentes etapas do processo de tratamento de esgoto e, a comparação com os diferentes tipos de tratamentos empregados em São Paulo e em Lubbock, Texas irá contribuir para o entendimento do destino destes contaminantes no ambiente. O projeto envolverá visita de ambos professores, um ao laboratório do outro. Propõe-se que ambos os professores se encontrem no International Society for Environmental Toxicology (SETAC) e no American Society for Mass Spectrometry para compartilhar os resultados e apresenta-los de forma conjunta. Os resultados deverão ser publicados em Revistas científicas (peer-reviewed) com alto fator de impacto. Esta seria o início de uma colaboração que deverá se estender a fim de se obter financiamento externo para dar continuidade a esta investigação. Finalmente, ambos os grupos teriam uma oportunidade para os alunos. O Department of Environmental Toxicology da Texas Tech University tem um programa de pós-graduação com várias bolsas de estudo financiadas para estudantes de doutorado e, portanto, os alunos da Texas Tech teriam a oportunidade de estudar no Brasil e vice-versa. Portanto, essa é uma proposta que, a longo prazo trará benefícios mútuos para ambos grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pesquisa investiga a presença de contaminantes na água  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OATES, R. P.; ANDERSON, TODD A.; MORSE, AUDRA N.; MONTAGNER, CASSIANA C.; KLEIN, DAVID M. Biophysical Viscosity: Thermodynamic Principles of Per Capita Chemical Potentials in Human Populations. ACS OMEGA, v. 2, n. 6, p. 2878-2882, JUN 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.