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O desenvolvimento da racionalidade pró-sustentabilidade no ensino de administração: avaliação de experiências à luz das teorias de reflexão crítica e aprendizagem transformadora

Processo: 16/00021-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Janette Brunstein
Beneficiário:Janette Brunstein
Instituição Sede: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Denise Pereira Curi ; Luiz Carlos Jacob Perera ; Marta Fabiano Sambiase ; Roberto Borges Kerr
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem  Teoria da aprendizagem transformadora  Reflexão crítica  Ensino de administração  Sustentabilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem transformadora | avaliação | ensino de administração | Experiências Didáticas | reflexão crítica | Sustentabilidade | Ensino de Administração

Resumo

Se, por um lado, se propagam experiências de ensino-aprendizagem de sustentabilidade em cursos de Administração (Annandale & Morrison-Sounders, 2004; Brunnquell, Brunstein, & Jaime, 2015; Collins & Kearins, 2007; Jones, Selby, & Sterling, 2010; Svoboda & Whalen, 2004; Springett, 2005), por outro, pouco sabemos da sua efetividade do ponto de vista da aprendizagem dos alunos. Assim, esta pesquisa pretende preencher esta lacuna. Propõe-se a descrever e analisar os resultados de um conjunto de experimentos pedagógicos na aprendizagem dos alunos considerando pressupostos de reflexão crítica (RC) e aprendizagem transformadora (AT) (Mezirow, 2010; Sterling, 2011). Para tanto, optou-se por acompanhar e analisar disciplinas das áreas de finanças, estratégia e empreendedorismo de uma escola de negócios da cidade de São Paulo que vem, nos últimos anos, adaptando seus conteúdos, tanto em termos teóricos como metodológicos, tendo em vista pressupostos de sustentabilidade. A intenção é conduzir uma pesquisa mista, em duas fases, com o propósito de mensurar quantitativamente, e avaliar qualitativamente, os níveis de reflexão crítica e de aprendizagem transformadora atingidos nestas experiências. Para isto, se tomará como base os trabalhos de Kember et al. (2000, 2008), Cranton (2010) e de King (2009). Os resultados pretenderam apresentar três contribuições: a) metodológica, ao criar um instrumento de avaliação para aferir RC e AT orientadas para a sustentabilidade em cursos de Administração que possam ser replicados e adaptados em diferentes instituições de ensino; b) prática, ao descrever as implicações das referidas experiências pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da sustentabilidade, que podem servir de inspiração para outros docentes e outras disciplinas; c) teórica, ao colocar em debate o significado de RC e AT orientadas para sustentabilidade em cursos de Administração, a partir de um estudo empírico. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNSTEIN, JANETTE; SAMBIASE, MARTA FABIANO; KERR, ROBERTO BORGES; BRUNNQUELL, CLAUDINE; PERERA, LUIZ CARLOS JACOB. Sustainability in finance teaching: evaluating levels of reflection and transformative learning. SOCIAL RESPONSIBILITY JOURNAL, v. 16, n. 2, p. 19-pg., . (16/00021-6)
BRUNSTEIN, JANETTE; SAMBIASE, MARTA FABIANO; BRUNNQUELL, CLAUDINE. An Assessment of Critical Reflection in Management Education for Sustainability: A Proposal on Content and Form of Shared Value Rationality. SUSTAINABILITY, v. 10, n. 6, . (16/00021-6)