Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação da imunização com a vacina conjugada polissacarídica e com antígenos proteicos no controle da co-colonização por Streptococcus pneumoniae

Processo: 16/09427-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Eliane Namie Miyaji
Beneficiário:Eliane Namie Miyaji
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinas  Desenvolvimento de vacinas  Streptococcus pneumoniae 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Streptococcus pneumoniae | Vacinas | Desenvolvimento de vacinas

Resumo

Streptococcus pneumoniae é um importante patógeno humano, causando doenças como otite média, sinusite, pneumonia, bacteremia e meningite. As vacinas conjugadas polissacarídicas (PCV) são baseadas na indução de anticorpos contra o polissacarídeo capsular e mostraram-se bastante eficientes na prevenção de infecções invasivas causadas por pneumococo. No entanto, seu uso levou a um aumento tanto de colonização como de doença causadas por sorotipos não contidos nas formulações vacinais. Além disso, um aumento no isolamento de isolados não-encapsulados (NESp) tem sido relatado. Uma alternativa para superar estes problemas seria o uso de antígenos proteicos, utilizados isoladamente ou co-administrados com as vacinas conjugadas. Neste projeto, propomos a comparação da eficácia da PCV e do antígeno proteico PspA (Pneumococcal surface protein A) em modelo de co-colonização da nasofaringe de camundongos. A colonização concomitante por mais de um isolado de pneumococo é bastante comum, especialmente em crianças. Será avaliada a eficácia das diferentes formulações vacinais no controle da co-colonização com dois isolados de sorotipos vacinais (6B e 23F) e também com um isolado de sorotipo vacinal (6B ou 23F) e outro isolado de sorotipo não-vacinal (15C ou 33F). Além disso, a eficácia da vacinação com o antígeno PsaA (Pneumococcal surface antigen A) no controle da colonização por NESp também será avaliada. Este projeto visa, portanto, à avaliação da eficácia de novas formulações vacinais frente a diferentes isolados de pneumococo, já que diversos estudos epidemiológicos realizados após a introdução das PCV mostram um quadro dinâmico, com alteração de prevalência de sorotipos em colonização e doença pneumocócica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLICHIO, GABRIELA B. C.; OLIVEIRA, GIULIANA S.; RODRIGUES, TASSON C.; OLIVEIRA, MARIA LEONOR S.; MIYAJI, ELIANE N.. Efficacy of a Protein Vaccine and a Conjugate Vaccine Against Co-Colonization with Vaccine-Type and Non-Vaccine Type Pneumococci in Mice. PATHOGENS, v. 9, n. 4, . (16/09427-5)