Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas ópticos coerentes de altíssima capacidade

Processo: 16/11163-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2016 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Aldário Chrestani Bordonalli
Beneficiário:Aldário Chrestani Bordonalli
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Cristiano de Mello Gallep ; Evandro Conforti
Assunto(s):Comunicação óptica  Multiplexação  Sistema coerente de unidades 

Resumo

A ideia principal de um projeto que se pretende executar em longo prazo é a da construção de um sistema experimental de transmissão óptica de altíssima capacidade com recepção baseada totalmente em tecnologia coerente. Para isso, há a necessidade do desenvolvimento de estudos e de pesquisas que permitam a montagem de um enlace óptico apropriado para se criar a infraestrutura (transmissor, receptor e canal de comunicação) que, a longo prazo, poderá permitir taxas de transmissão de até 135 Tb/s em uma única fibra, por distâncias de centenas a milhares de quilômetros. Em particular, a proposta aqui submetida visa as técnicas de concepção de fontes ópticas para esse sistema baseadas em pentes ópticos de frequências, com a posterior formação de supercanais. O conceito de supercanal, inclusive, está sendo considerado para fazer parte das chamadas redes ópticas emergentes, que deverão apresentar flexibilidade (ou elasticidade) na faixa e na largura de banda de operação conforme a demanda. Mas o ponto chave de contribuição inovadora dessa proposta é a avaliação do uso dos sinais ópticos desse tipo de fonte já travados em fase durante a recepção, no intuito de relaxar as condições impostas por formatos de modulação de alta eficiência espectral, que são necessários para maior aproximação da capacidade teórica de transmissão das fibras ópticas. O sucesso desse projeto poderá permitir a utilização de lasers sem controle de temperatura, conforme a disponibilidade comercial de dispositivos mais robustos, contribuindo com uma redução de consumo de potência de fontes eletrônicas em até dez vezes. Nesse sentido, seguindo uma tendência internacional, há o potencial de se promover a redução de emissões de CO2 relacionadas às telecomunicações. A capacitação tecnológica e a formação de recursos humanos na área de Comunicações Ópticas também são prioridade do projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SORIANO SAMPAIO JANUARIO, JOAO CARLOS; CHIUCHIARELLI, ANDREA; ROSSI, SANDRO M.; CRUZ JUNIOR, JOSE HELIO; REIS, JACKLYN DIAS; MORNATTA, CRISTIANO; FESTA, ALESSANDRO; BORDONALLI, ALDARIO CHRESTANI. System Design for High-Capacity Unrepeatered Optical Transmission. Journal of Lightwave Technology, v. 37, n. 4, p. 1246-1253, FEB 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.