Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do DNA repetitivo na evolução genômica do clado Cyphomandra (Solanaceae)

Processo: 16/17096-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Eliana Regina Forni Martins
Beneficiário:Eliana Regina Forni Martins
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Amanda Teixeira Mesquita ; Raquel Moura Machado
Assunto(s):Solanum  Evolução cariotípica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cariótipos | evolução cariotípica | Fish | Sequenciamento por NGS | Solanum | Tamanho de genoma | Citotaxonomia Vegetal

Resumo

A família Solanaceae compreende um grupo de espécies com distribuição cosmopolita, mas com grande diversidade nas regiões neotropicais. Com aproximadamente 2500 espécies catalogadas e cerca de 100 gêneros, inclui o gênero Solanum, considerado um dos maiores entre as angiospermas, por reunir em torno de 1500 espécies. Diante desse grande número de representantes, sua diversidade morfológica e ampla distribuição, muitos trabalhos filogenéticos vêm sendo realizados afim de se compreender melhor as relações evolutivas entre seus representantes. Com isso, algumas alterações têm sido realizadas a partir do estudo filogenético do gênero, como a inclusão das espécies de Cyphomandra, gênero anteriormente distinto, em Solanum. As espécies do clado Cyphomandra são caracterizadas por possuírem cromossomos grandes e altos valores de conteúdo de DNA (características consideradas sinapomorfias para o grupo), contrastando com todas as outras espécies de Solanum já estudadas citogeneticamente. Essas diferenças no tamanho do genoma são bem documentados para as angiospermas em geral, bem como para a família Solanaceae. Muitos estudos têm mostrado que essa diversidade no conteúdo de DNA pode estar associada a dois principais fatores, eventos de poliploidia e acúmulo de sequências repetitivas no genoma. Trabalhos realizados em Solanaceae mostram uma uniformidade em alguns caracteres cariotípicos, como número e morfologia dos cromossomos, mas grandes variações quando se trata das frações repetitivas do DNA. O sequenciamento de larga escala (NGS) pode ajudar a identificar tais sequências e, combinado com ferramentas bioinformáticas, possibilita a análise detalhada dessas regiões do DNA. Diante do exposto, esse trabalho tem como objetivo geral compreender a evolução genômica do clado Cyphomandra de Solanum, bem como do seu possível grupo irmão, mediante o sequenciamento de nova geração e determinação do tamanho de genoma. Para isso, será realizado o estudo do DNA repetitivo em espécies do clado Cyphomandra e em algumas espécies de Solanum para entender quais sequências estão contribuindo para o incremento do tamanho do genoma das espécies, e quais as consequências desse incremento na distribuição nos cromossomos e evolução das mesmas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESQUITA, AMANDA TEIXEIRA; ROMERO-DA CRUZ, MARIA VICTORIA; SOUSA AZEVEDO, ANA LUISA; FORNI-MARTINS, ELIANA REGINA. Chromosome number and genome size diversity in five Solanaceae genera. Caryologia, v. 72, n. 3, p. 105-115, . (16/17096-9)