Tchekhov e a cena brasileira - do subtexto à interpretação do texto
Jorge Andrade, leitor de Tchekhov: complementação do estudo de dramaturgia no Depa...
O Drama nos Teatros Brasileiros: conexões entre Rio de Janeiro, Paris e Lisboa
Processo: | 17/14505-8 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil |
Data de Início da vigência: | 01 de outubro de 2017 |
Data de Término da vigência: | 30 de setembro de 2018 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas |
Pesquisador responsável: | Bruno Barretto Gomide |
Beneficiário: | Bruno Barretto Gomide |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado à bolsa: | 14/21718-0 - Tchekhov e o tempo redescoberto, BP.DR |
Assunto(s): | Teatro brasileiro Literatura russa Dramaturgos Publicações de divulgação científica Livros |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Literatura Russa | Tchékhov | Teatro brasileiro | teoria da recepção | Literatura russa |
Resumo
Anton Pávlovitch Tchékhov (1860-1904) figura hoje entre os dramaturgos mais encenados do Brasil e do mundo. Este livro busca traçar a trajetória de recepção de sua dramaturgia pelos palcos brasileiros, a fim de compreender como uma obra tão distante no tempo e no espaço pode ainda hoje produzir debates tão vivos e motivar encenações tão produtivas. Para isso, foi realizado um vasto levantamento de publicações de suas peças no Brasil, das principais encenações feitas nas capitais do país e de material crítico e gráfico a respeito dessas encenações. Nossa análise parte de suas primeiras montagens em solo russo, passando pelos palcos europeus e americanos para, finalmente, entender as principais interpretações produzidas em solo brasileiro. Ao final, fica evidente o quanto a tradição brasileira se debateu com o que chamamos de tchekhovismo, mas, ao mesmo tempo, foi capaz de atualizar o dramaturgo das mais variadas maneiras, demonstrando o quanto sua obra é uma poderosa lente para a compreensão dos impasses de nossa formação teatral, de nossas dificuldades econômicas, sociais e políticas. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |