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Efeitos de pares na universidade: como o desempenho dos colegas pode influenciar os resultados acadêmicos dos estudantes

Processo: 17/10937-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Demografia
Pesquisador responsável:Laeticia Rodrigues de Souza
Beneficiário:Laeticia Rodrigues de Souza
Instituição Sede: Núcleo de Estudos da População (NEPO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Bernardo Lanza Queiroz ; Cristine Campos de Xavier Pinto ; Dimitri de Oliveira e Silva
Assunto(s):Educação  Revisão por pares  Relações interprofissionais  Eficiência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Education | Peer effects | Performance Evaluation | Social interactions | Interações sociais e indicadores de desempenho educacional

Resumo

Há uma extensa e crescente literatura sobre os efeitos dos pares. Diversas pesquisas investigam o papel das interações sociais para explicar uma série de comportamentos individuais. As escolas são ambientes importantes para o estudo destes efeitos. Uma parcela considerável da acumulação de capital humano ocorre nas escolas e isso tem consequências sobre a produtividade individual e os salários, por exemplo. Este projeto propõe-se a investigar a existência de efeitos de pares em indicadores acadêmicos (como o rendimento semestral global (RSG), as notas em cursos obrigatórios, os créditos concluídos, as taxas de abandono e de retenção) em um país em desenvolvimento. Nós exploramos as especificidades do processo de admissão de alunos em uma universidade federal brasileira, o que funciona como um experimento natural. Indivíduos que são comparáveis em termos de seu desempenho acadêmico anterior - de acordo com sua pontuação no Vestibular - acabam tendo colegas com melhor ou pior desempenho na faculdade devido à regra de atribuição de alunos para turmas no primeiro ou no segundo semestre. Assim, nossa estratégia de identificação para estimar os efeitos dos pares sobre os resultados acadêmicos elimina a auto-seleção endógena para determinados grupos, o que de outra forma minaria a inferência causal dos efeitos de pares. Este projeto é um passo necessário para que investiguemos o impacto da qualidade dos pares nos salários usando o mesmo experimento natural. Esta agenda futura nos permitirá aprofundar nossa compreensão de como os efeitos de pares também podem ter impactos no longo prazo. (AU)

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