Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas de controle com comutação: novas perspectivas teóricas e aplicações práticas

Processo: 17/20343-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Grace Silva Deaecto
Beneficiário:Grace Silva Deaecto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas lineares  Comutação (tecnologia da comunicação) 

Resumo

Sistemas com comutação são compostos por um número finito de subsistemas e uma regra que seleciona a cada instante de tempo um deles. O seu estudo é muito comum em diversas áreas da engenharia, tais como, eletrônica de potência, robótica, indústria automotiva, entre outras. Nosso objetivo é tratar duas classes principais, a saber, sistemas lineares e sistemas afins com comutação. Com relação à primeira, a literatura apresenta resultados importantes baseados nas chamadas desigualdades de Lyapunov-Metzler que são não-convexas e, portanto, difíceis de resolver para um número grande de subsistemas. Recentemente, novas condições expressas em termos de LMIs foram obtidas para sistemas a tempo discreto que podem, por exemplo, assegurar estabilidade assintótica global para casos em que as desigualdades de Lyapunov-Metzler são infactíveis. Nosso objetivo é obter condições equivalentes alternativas, mas que permitam tratar controle via realimentação de estado e dinâmico de saída levando em conta índices de desempenho H2 e Hoo. A segunda classe é dedicada ao estudo de sistemas afins com comutação que são mais abrangentes do que os lineares, devido à existência de vários pontos de equilíbrio. Nosso objetivo é realizar o projeto de uma regra de comutação com frequência limitada a partir da minimização do volume de uma região invariante para a qual as trajetórias são atraídas, considerando os casos de realimentação de estado e de saída. Como etapa importante neste projeto, nos casos a serem especificados, todos os resultados serão validados experimentalmente utilizando a suspensão ativa a ser adquirida e os equipamentos já existentes no laboratório. A última parte, de cunho estritamente acadêmico, é dedicada à elaboração e redação de um livro de graduação e pós-graduação sobre Análise Linear de Sinais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EGIDIO, LUCAS N.; DEAECTO, GRACE S. Novel Practical Stability Conditions for Discrete-Time Switched Affine Systems. IEEE Transactions on Automatic Control, v. 64, n. 11, p. 4705-4710, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
DAIHA, HELDER R.; DEAECTO, GRACE S. Script capital H-2 static output feedback switching function design based on a time-varying Lyapunov function approach. International Journal of Control, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
DEAECTO, GRACE S.; GEROMEL, JOSE C. Stability and performance of discrete-time switched linear systems. SYSTEMS & CONTROL LETTERS, v. 118, p. 1-7, AUG 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.