Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento fisico sobre a invervacao simpatica nos territorios muscular esqueletico e renal de ratos hipertensos espontaneos.

Processo: 05/01390-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Lisete Compagno Michelini
Beneficiário:Marina Tuppy Cavalleri
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade física   Hipertensão   Cardiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Fisica | Hipertensao | Cardiologia

Resumo

RESUMODados anteriores de nosso laboratório indicaram que diferentemente dos ajustes do leito capilar ao exercício (resposta eminentemente local), as arteríola de SHR respondiam de forma generalizada ao treinamento físico, apresentando remodelamento estrófico, com significante redução de razão parede/luz. Não se tratava, portanto de uma resposta local uma vez que ocorria tanto em músculos esqueléticos exercitados quanto nos não exercitados. Sabendo-se que a inervação simpática e uma característica comum aos vasos da musculatura esquelética, e nossa hipótese de trabalho que o simpático possa estar condicionando as respostas adaptativas das arteríolas de hipertensos ao treinamento. São, portanto objetivos deste trabalho, utilizando as técnicas de imunohistoquímica e Western Blot para a tirosina hidroxilase e dopamina--hidroxilase (marcadores da atividade simpática), avaliar e quantificar os efeitos do treinamento sobre a inervação simpática para vasos musculares esqueléticos exercitados (femoral e safena), bem como vasos de menor calibre presentes em músculos locomotores (grácil, sóleo, gastrocnêmio) e não locomotores (músculo temporal) de SHR, comparando-as ainda a possíveis alterações apresentadas por vasos de outro tecido não responsivo ao exercício (rins).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALLERI, Marina Tuppy. Efeitos do treinamento físico sobre a síntese/armazenamento de noradrenalina em arteríolas musculares esqueléticas e renais de ratos hipertensos espontâneos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.