Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao clinica, endoscopica e citologica da hemorragia pulmonar induzida por exercicio em cavalos da raca quarto de milha e apaloosa.

Processo: 05/53326-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Roberto Calderon Gonçalves
Beneficiário:Janaina Socolovski Biava
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças respiratórias   Citologia   Endoscopia   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citologia | Doencas Respiratorias | Endoscopia | Equinos | Lavado Broncoalveolar

Resumo

A Hemorragia Pulmonar Induzida por Exercício (EIPH) é um processo caracterizado por apresentar sangue de origem pulmonar nas vias aéreas dos cavalos, quando realizam exercício físico intenso. É bastante comum em cavalos atletas, que participam de provas de curto percurso e alta intensidade de exercício. Ela está bem documentada em cavalos de corrida, onde a principal queixa é a incapacidade de manter desempenho atlético satisfatório durante a competição esportiva. Nestes animais, a EIPH pode chegar a 90% variando, entretanto, o grau de sangramento. Porém, o problema tem sido observado esporadicamente em muitos outros esportes como: provas de tambor, laço e baliza, entre outros. Para conhecer melhor os sinais clínicos, a gravidade e os fatores que predispõem o aparecimento desta síndrome, estudar-se-ão 60 cavalos, sendo 40 da raça Quarto de Milha e 20 Apaloosa. Estes animais participarão de provas de laço, tambor e de baliza, na região metropolitana de Curitiba, PR. Serão, submetidos ao exame clínico após o exercício, endoscópico e citológico do lavado bronco-alveolar, após 30 minutos. Pelo exame endoscópico será estabelecido o grau de sangramento da EIPH e no exame citológico será efetuada a contagem diferencial de células e de hemossiderófagos, como mais um dado classificatório da gravidade do processo. Para isso, lâminas do lavado serão coradas por três métodos tintoriais: Azul da Prússia para a tipificação dos hemossiderófagos, Giemsa e Papanicolau para a contagem diferencial celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIAVA, Janaina Socolovski. Avaliação clínica, endoscópica e citologica da hemorragia pulmonar induzida por exercício(EIPH) em cavalos da raça quarto de milha. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.