Busca avançada
Ano de início
Entree

Os parametros de avaliacao de sustentabilidade na arquitetura.

Processo: 05/52281-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ualfrido Del Carlo
Beneficiário:Andrea Bazarian Vosgueritchian
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desempenho ambiental   Processo de projeto   Projeto de arquitetura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Certificacao Ambiental | Desempenho Ambiental | Processo De Projeto | Projeto Arquitetonico

Resumo

Existe uma interpretação diferenciada quanto ao projeto sustentável ao redor do mundo. As forças que levam para esta complexidade climática, cultural, profissional e os fatores sociais podem ser facilmente oprimidas pela internacionalização da sustentabilidade, o que é evidenciada pela literatura cientifica. Uma prática sustentável mais apropriada ocorre quando tanto as questões locais quanto as globais são balanceadas. O objetivo deste trabalho é propor parâmetros nacionais a serem incorporadas na avaliação de sustentabilidade de projetos de arquitetura incorporadas no cenário internacional. Para este fim serão analisados seis projetos de arquitetura que tenham sido publicados como concebidos com o conceito de sustentabilidade, de acordo com os critérios básicos para a avaliação dos edifícios conduzidos de acordo com o sistema americano TEED - Leadership in Energy and Environmental Design", (1996). Também serão considerados parâmetros de avaliação de sustentabilidade de edifícios de sistemas internacionais como: BREEAM (Reino Unido, 1990); GBTool (Internacional, 1996); LEED (Estados Unidos, 1996); SPEAR (Inglaterra, 2000); HQE (França, 2002); CASBEE (Japão, 2002) e NABERS (Austrália, 2004). A nova ordem da sustentabilidade não é universal e sim modificada por circunstâncias regionais. É uma ordem de processo e pensamento necessariamente ajustados por circunstâncias locais, a apropriação da sustentabilidade e sua relevância cultural atem-se a celebração da diferença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VOSGUERITCHIAN, Andrea Bazarian. A abordagem dos sistemas de avaliação de sustentabilidade da arquitetura nos quesitos ambientais de energia, materiais e água, e suas associações às inovações tecnológicas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.