Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e relações filogenéticas do gênero Leporacanthicus Isbrücker & Nijssen, 1989 (Loricariidae, Hypostominae, Ancistrini)

Processo: 05/52468-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mario Cesar Cardoso de Pinna
Beneficiário:Carine Cavalcante Chamon
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Loricariidae   Ictiologia   Sistemática   Zoologia (classificação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ictiologia | Leporacanthicus | Loricariidae | Sistematica | Taxonomia

Resumo

O gênero Leporacanthicus pode ser facilmente reconhecido dentro de Loricariidae por possuir três dentes prolongados e delgados em cada pré-maxila. O gênero é composto por quatro espécies válidas: L. galaxias, L. joselimai, L. heterodon e L. triactis, distribuídas na bacia Amazônica e Orinoco. Existem duas propostas da posição filogenética do gênero dentro de Loricariidae, entretanto, até o momento nada se conhece sobre as relações entre as espécies de Leporacanthicus. Os únicos trabalhos publicados com o gênero restringem-se às descrições originais. Este projeto pretende investigar as relações entre as espécies de Leporacanthicus e resolver suas relações com outros gêneros dentro da tribo Ancistrini. Os objetivos deste projeto são: (1) revisar taxonomicamente as espécies do gênero, estabelecendo diagnoses atualizadas, identificando limites de distribuição geográfica e eventualmente descrevendo fôrmas novas para a ciência e determinando sinonímias; (2) testar a hipótese de monofiletismo do gênero Leporacanthicus e (3) construir uma hipótese cladística sobre as relações filogenéticas entre as espécies do gênero Leporacanthicus. Para a realização do projeto serão consultadas coleções de museus brasileiros e estrangeiros. A revisão taxonômica será realizada através de caracteres anatômicos e merísticos. Com base em caracteres de morfologia externa e osteologia será construída uma matriz de dados que será analisada através de metodologia cladística para busca de hipóteses mais parcimoniosas de relações interespecíficas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAMON, Carine Cavalcante. Revisão taxonômica e relações filogenéticas do gênero Leporacanthicus Isbrücker & Nijssen, 1989 (Siluriformes, Loricariidae). 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.