Busca avançada
Ano de início
Entree

Buscando componentes da parceria colaborativa na escola entre familia de criancas com deficiencia e profissionais.

Processo: 05/53203-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Aline Maira da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Sistemica Da Familia | Familia | Parceria Colaborativa | Profissionais

Resumo

Os profissionais que atendem crianças com necessidades especiais parecem ainda não ter encontrado o caminho para fazer da família uma parceira. O presente estudo tem como objetivo identificar e descrever os comportamentos emitidos por profissionais e familiares que são propiciadores e mantenedores de uma parceria colaborativa de sucesso, na perspectiva dos mesmos. O estudo será conduzido com 4 grupos focais, compostos exclusivamente ou por pais ou por profissionais, sendo que haverá 2 grupos de pais e 2 grupos de profissionais de diferentes escolas. Cada grupo será formado por 8 membros, totalizando 32 participantes no estudo. A fim de identificar os componentes principais dessa parceria serão conduzidas duas etapas. Em cada etapa serão realizadas 2 reuniões com cada grupo focai, totalizando 16 reuniões. A primeira etapa terá o objetivo de identificar os componentes de uma parceria colaborativa e checar as informações coletadas no âmbito do grupo. Em seguida à primeira etapa se segue a análise e sistematização dos dados dos diferentes grupos. Na segunda etapa, cada um dos grupos focais será confrontado com os dados obtidos na primeira etapa, no âmbito dos outros grupos. As reações aos dados serão então registradas e posteriormente checadas, numa segunda reunião. Por meio da análise qualitativa serão identificados e descritos os comportamentos que devem ser emitidos por profissionais e familiares para que a probabilidade de sucesso de uma parceria colaborativa aumente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)