Busca avançada
Ano de início
Entree

TUMOR VENEREO TRANSMISSIVEL CANINO: CROMOSSOMOS E ONCOPROTEINAS (SURVIVINA, CASPASE-3, BCL-2, BCL-6 e COX-2)

Processo: 05/53802-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Noeme Sousa Rocha
Beneficiário:Sandra Bassani Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Ciclo-oxigenase 2   Apoptose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Citogenetica | Cox-2 | Tumor Venereo Transmissivel

Resumo

O tumor venéreo transmissível (TVT) caracteriza-se por ser uma neoplasia de origem genética controvérsia. No Hospital Veterinário da FMVZ, campus de Botucatu-SP, é a segunda neoplasia mais freqüente em cães. A imunofenotipagem e a avaliação da taxa de apoptose das células neoplásicas é muito importante na determinação da agressividade tumoral e da resistência ao tratamento. Estudos citogenéticos têm ajudado a demonstrar a natureza clonal da maioria das neoplasias e identificar as mudanças genéticas seqüenciais somáticas que ocorrem com um clone neoplásico, facilitando decisões próprias no cuidado do paciente (isto é, diagnóstico e/ou prognóstico). O TVT pode se prestar como modelo de investigação para neoplasias no homem. Baseado nos resultados obtidos anteriormente por nosso grupo de pesquisa, dos três tipos morfológicos do TVT, os de morfologia plasmocitóide são mais agressivos. De acordo com as características morfológicas do TVT, a resposta à terapia será variável e sabendo-se que a utilização da survivina no diagnóstico precoce do câncer é incontestável, bem como a utilização da caspase-3, do Bcl-6 e da Bcl-2 para auxiliar no prognóstico, auxiliando no manejo do paciente e na monitoração da doença durante e após a terapia, este projeto visa, além de estudos citogenéticos, observar se há diferenças na expressão da COX-2, da survivina, da caspase-3, do Bcl-2 e do Bcl-6 nos TVTs plasmocitóides e linfocitóides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Sandra Bassani. Imunoexpressão e citogenética do tumor venéreo transmissível natural no cão. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.