Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento muscular e expressão de fatores reguladores miogênicos e da miostatina no músculo esquelético do pirarucu (Arapaima gigas Cuvier 1817: Osteoglossidae, Osteoglossoidei, Teleostei)

Processo: 05/57368-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Maeli Dal Pai
Beneficiário:Fernanda Regina Carani
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento animal   Miostatina   Músculo estriado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arapaima Gigas | Crescimento | Miostatina | Musculo Estriado | Peixe

Resumo

Nos peixes, o crescimento do tecido muscular ocorre por hipertrofia e/ou hiperplasia a partir dos mioblastos ou células miossatélites. Esses processos são regulados pelos fatores de regulação miogênica (MRFs), os quais, possivelmente, têm sua expressão controlada pela miostatina (GDF-8). O objetivo desse trabalho é avaliar o crescimento muscular e a expressão dos MRFs, MyoD e miogenina, e da miostatina no tecido muscular estriado do pirarucu. Exemplares (n=5) de quatro estágios de desenvolvimento serão anestesiados, sacrificados e determinados o peso (g) e comprimento (cm). Fragmentos musculares de cada fase estudada serão congelados em nitrogênio líquido. Cortes histológicos (10μm), obtidos em criostato, serão submetidos à coloração HE para a avaliação da morfologia das fibras musculares. Será calculado o menor diâmetro de uma população de fibras musculares para avaliar o grau de crescimento hipertrófico e hiperplásico das fibras. A avaliação da expressão dos MRFs MyoD e miogenina e da miostatina será realizada por Reação em Cadeia da Polimerase após Transcrição Reversa (RT-PCR). Para a análise estatística dos resultados, será utilizada a Análise de Variância para o modelo com um fator ou para medidas repetidas em grupos independentes. Uma diferença de 5% (p < 0,05) será considerada estatisticamente significativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)