Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de efluentes industriais fenolicos pelo processo de fotocatalise heterogenea.

Processo: 05/02023-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Renato Sanches Freire
Beneficiário:Thiago Lewis Reis Hewer
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Remediação ambiental   Fotocatálise heterogênea   Efluentes industriais   Química ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dopagem De Semicondutores | Efluentes Industriais | Fotocatalise Heterogenea | Quimica Ambiental | Remediacao Ambiental | Química Ambiental

Resumo

Os Processos Oxidativos Avançados (POAs) apresentam-se com grandes perspectivas para a degradação/mineralização dos compostos poluentes orgânicos recalcitrantes aos tratamentos biológicos. Dentre os POAs a fotocatálise heterogênea mostra-se como uma alternativa promissora para a minimizar o impacto poluidor de uma série de espécies químicas de interesse ambiental e também de matrizes complexas como efluentes industriais. O TiO2 é o semicondutor mais utilizado nos processos de fotocatálise heterogênea, apesar deste óxido promover a mineralização de uma série de compostos orgânicos poluentes ele apresenta algumas limitações. Dentre elas destaca-se a necessidade de se empregar radiação ultravioleta para promover a geração de radicais hidroxila (os quais promovem a oxidação dos compostos alvo). O emprego de radiação ultravioleta implica na elaboração de reatores complexos e gastos energéticos, limitando a aplicabilidade deste tratamento. Neste projeto pretende-se estudar a dopagem do TiO2 com íons/óxidos de terras raras visando diminuir a energia de “band gap” deste semicondutor e permitir sua fotoativação com radiações na região do visível. Ainda com o intuito de estudar processos fotocatalíticos nesta região do espectro, pretende-se avaliar o emprego de semicondutores alternativos que possuam energias de “band gap” menores que 3,0 eV, tais como CeO2 e ZnSe. Finalmente, pretende-se empregar estes materiais/processos no tratamento de efluentes fenólicos de indústrias químicas, visando apresentar uma alternativa para minimizar o impacto destes rejeitos nos recursos hídricos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HEWER, Thiago Lewis Reis. Preparação, modoficação, caracterização e aplicação de catalisadores visando a degradação de compostos orgânicos poluentes por processos oxidativos avançados. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.