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Obtencao do composito sicf/al por infiltracao liquida da pre-forma de carbeto de silicio reforcado por fibras de carbeto de silicio.

Processo: 05/01599-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Alves Cairo
Beneficiário:Emilena Elisabeth da Silva Moraes
Instituição Sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais compósitos   Microestruturas   Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composito Sic/Al | Infiltracao Liquida | Microestrutura | Propriedades Mecanicas | materiais compósitos

Resumo

Por possuir propriedade atrativas, o carbeto de silício, vem sendo amplamente utilizado na indústria aeroespacial, aeronáutica biomédica, automobilística e indústria mecânica. O compósito SiCF/SiC foi desenvolvido para maximizar suas propriedades, baseado na matriz de carbeto de silício reforçado com fibras policristalinas de carbeto de silício. A pré-forma desses materiais pode ser obtida pelo método de CVR (cementação), e consiste em converter o carbono do compósito precursor em carbeto de silício pela reação do carbono com gás de SiO.Os compósitos obtidos por esse processo apresentam o arranjo microestrutural semelhante ao arranjo apresentado pelo compósito precursor, do mesmo modo a porosidade aberta desses compósitos é igual à apresentada pelo precursor. O aperfeiçoamento dos materiais para a aplicação na indústria aeroespacial é constante, deste modo foram desenvolvidos compósitos SiCF/Al, onde uniu-se as propriedades do carbeto de silício com as propriedades do alumínio, obtendo materiais mais leves porém com maior módulo de elástico, diminuição da densidade da liga e boa estabilidade a altas temperaturas e boa resistência mecânica.O compósito SiCf/Al será obtido por infiltração líquida de uma liga de Al-Cu-Mg em vácuo. O compósito obtido será caracterizado segundo os seus aspectos microestruturais e serão realizados ensaios mecânicos para a avaliação das propriedades mecânicas na temperatura ambiente e em altas temperaturas buscando a máxima temperatura de trabalho e serão ainda realizadas na[alises da superfície de fratura do compósito para a verificação dos mecanismos de tenacificação atuantes.

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